DAEE faz monitoramento da vida aquática e qualidade das águas do Rio Jaguari e afluentes

As atividades desenvolvidas por especialistas fazem parte dos programas de preservação ambiental inseridos no projeto de construção da Barragem de Pedreira

Técnicos especializados realizaram entre os dias 20 e 23 de junho, na região da construção da Barragem de Pedreira, obra implementada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a 6° campanha de monitoramento da ictiofauna (peixes da região); monitoramento da Biota Aquática (conjunto de seres vivos existentes no ambiente aquático) e análise das águas superficiais e dos sedimentos em locais estratégicos do Rio Jaguari e do córrego Entremontes. A campanha faz parte de um conjunto de ações de preservação ambiental que visam reduzir os impactos durante o período de implantação da obra e resguardar a fauna e flora local.

As campanhas de conservação e monitoramento começaram a ser feitas antes mesmo do início das obras e seguem um cronograma de retomada. Os dados armazenados servem como bioindicadores que tornam possível a observação de alterações no ecossistema da região, além de basear estudos técnicos de preservação. Ao final da obra, os ambientalistas podem ainda comparar evoluções na qualidade das águas e nos sedimentos, na biota aquática e na ictiofauna em relação ao período antes da implantação da barragem.

 “A comunidade aquática (incluindo peixes e outros organismos vivos) responde diretamente pela qualidade da água, ou seja, quando há uma mudança brusca na qualidade da água, como quantidade elevada de fósforo e nitrogênio, por exemplo, a comunidade aquática é afetada, diminuindo assim a diversidade de peixes em determinado ponto. Em caso de variação dos resultados entre campanhas é possível correlacionar os dados da qualidade da água com os dados de biota aquática”, explica o coordenador dos Programas do Meio Biótico, engenheiro florestal Luis Alberto Oliveira.

 As coletas para o monitoramento de Biota Aquática, de qualidade das águas e sedimentos têm como parâmetro uma malha amostral (distribuição de pontos para coleta) e são realizadas sempre nos mesmos pontos para efeito comparativo. 

× Fale com a Gazeta