Biofilia: Eucatex dá dicas para incorporar elementos naturais à decoração dos ambientes internos

Não é de hoje que a decoração de interiores, seja nos ambientes domésticos ou corporativos, caminha para uma pegada cada vez mais natural, com a incorporação de plantas ao décor, vistas principalmente no estilo “Urban Jungle”. Mais que uma tendência, esse é um reflexo de uma necessidade de reconexão com os lugares que habitamos.

As pesquisas sobre a Biofilia têm se tornado cada vez mais frequentes e relevantes no cenário atual, mesmo antes da quarentena ter início, as pessoas têm percebido a importância de ambientes harmônicos e agradáveis para seu bem-estar e produtividade. A Eucatex tem acompanhado essa tendência, incorporando a seus produtos características que trazem a natureza para dentro dos ambientes, em uma variedade de opções. Mas afinal, o que é Biofilia?

O termo Biofilia é traduzido do grego bios, vida e philia, amor, que significa “amor pela vida” ou “amor pelas coisas vivas” e se popularizou nos anos 80, com o estudo do biólogo Edward O. Wilson sobre como a urbanização promovia uma forte desconexão com a natureza. Claro que, de lá para cá, essa característica só se acentuou, principalmente, nas grandes cidades, onde passamos cerca de 90% de nosso tempo vivendo em espaços fechados.

Por isso, a Biofilia voltou à tona nas discussões sobre a arquitetura e o design de interiores, com o objetivo de reduzir o stress que acomete grande parte da população mundial, a partir de elementos que possam contribuir para a sensação de bem-estar e acolhimento no “morar” e no “trabalhar”.

Embora não seja especialista no assunto, a Eucatex quer inspirar você, principalmente nestes dias de quarentena, com algumas dicas para compor espaços com uma proposta biofílica. São combinações de revestimentos que trazem a natureza para dentro dos ambientes. Confira!

  1. Luz Natural

Ambientes bem iluminados e bem ventilados nos ajudam a perceber melhor a passagem do tempo, além de promover uma interação com a paisagem ao redor. Em locais em que as luzes artificiais predominam, é muito fácil nos perdemos em meio às tarefas e não nos atentarmos aos momento de parar e descansar, por isso priorize sempre a luz natural.

  1. Plantas

Mais do que um elemento decorativo, as plantas são seres vivos que precisam de cuidado, ajudam a renovar a energia e agregar uma experiência sensorial aos ambientes, a partir de suas cores e aromas. É possível optar por espécies que mais se alinhem ao estilo do local e de quem irá cuidar delas: suculentas, plantas de sombra ou de área úmida, flores e até mesmo algumas ervas para perfumar o ar.

  1. Madeira

A madeira é um material extremamente versátil e com diversos tipos de aplicações, com a capacidade de nos transportar imediatamente para um contexto de natureza, trazendo uma boa dose de aconchego. Nos produtos da Eucatex, a madeira está presente como matéria-prima na fabricação dos pisos laminados Eucafloor e nos painéis de MDF, assim como também é a principal inspiração para toda a linha de pisos LVT, apresentando uma variedade de padrões e texturas que reproduzem com fidelidade diversos tipos de madeira e atendem a todos os estilos.

  1. Pedras

As pedras também são um elemento em abundância na natureza. Na decoração nos remetem a estilos bem característicos de diversas regiões do mundo, como é o caso do padrão Botticino, que está presente na linha Gran Elegance dos pisos laminados Eucafloor, e na família MDF BP Matt Plus, inspirado no mármore de mesmo nome, encontrado em certas regiões da Itália e da Turquia.

  1. Texturas naturais

Os espaços internos estão repletos de tecidos, desde o estofamento dos móveis até os tapetes, cortinas e elementos de decoração. Neste caso, também vale optar por fibras naturais, como o algodão e o linho, que além de remeterem à natureza são leves e agradáveis ao toque.

Confira algumas sugestões de padrões de madeiras, pedras e tecidos da Eucatex para tornar os ambientes mais biofílicos.

1. Piso LVT Basic Denver
2. Piso Laminado New Elegance Elmo Macciato – também disponível nos painéis de MDF BP Matt Plus
3. MDF BP Matt Plus Botticino, se desejar compor o ambiente utilize também o Piso Laminado Gran Elegance no mesmo padrão
4. Piso laminado New Elegance Legno Crema

Urbanos.jpg

5. Piso Laminado Gran Elegance Stone, inspirado em pedras naturais

6. Piso LVT Working Alaska

7. MDF BP Raízes Carbono

8. MDF BP Matt Plus Trama Gris, com textura de linho

Quentes.jpg

9. Piso LVT Basic Santa Fé

10. Piso Laminado New Elegance Celtic Oak

11. Piso Laminado New Elegance Freijó Âmbar, disponível também no MDF BP Raízes

12. MDF BP Raízes Noce Oro, disponível também na linha de pisos laminado Eucafloor Prime.

× Fale com a Gazeta