São Paulo passa China em mortes e lockdown pode ser decretado por Doria

Os casos de coronavírus seguem avançando no estado de São Paulo e podem levar a medidas de isolamento social mais rígidas. Em entrevista publicada nesta segunda-feira no jornal O Estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) afirma que o lockdown, a medida mais rígida de isolamento, pode ser decretado no estado se o comitê estadual de saúde julgar necessário. “Em São Paulo vai prevalecer a decisão médica, da ciência e da saúde”, afirma.

O governador afirma ainda que em caso de lockdown em São Paulo só se desloca quem está em áreas de absoluta necessidade, como segurança pública, saúde, serviços básicos e abastecimento. Um dado decisivo para o estado chegar a essa decisão, explica Doria, é o esgotamento de leitos de leitos de UTI. “É tudo que não desejamos”.

Ainda no começo da manhã desta segunda, 18, em entrevista à rádio CBN, o governador explicou que o lockdown é constantemente analisado, mas não será anunciado de uma hora para a outra. “Esse protocolo [o lockdown] existe, está pronto faz tempo, mas ele não é iminente. Não há perspectivas de sua aplicação imediata. Esse protocolo só será colocado em prática se o comitê de saúde do estado assim determinar”, declara o governador, que afirma que o aviso será feito com antecedência.

Fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/sao-paulo-passa-china-em-casos-e-doria-diz-que-pode-decretar-lockdown/

× Fale com a Gazeta