Data de pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial é divulgada

Governo alterou recebimento para quem indicou conta já existente e restringiu uso da poupança digital da Caixa

O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 15. O cronograma começa a partir de segunda-feira, 18, e segue até 13 de junho. Também nesta sexta, foi sancionada a lei que amplia o grupo de pessoas aptas a receber o benefício.

A portaria que definiu o calendário também alterou a forma de recebimento dos trabalhadores que se inscreveram no programa por meio do site e do aplicativo e informaram uma conta já existente para recebimento do benefício. Para esses beneficiários, a segunda parcela também será depositada em poupança digital na Caixa em um primeiro momento.

Esses recursos vão poder ser usados digitalmente (para pagamentos de contas, boletos e compras por meio de cartão de débito virtual) até uma segunda data, quando os recursos restantes nessa poupança serão então transferidos para a conta que o trabalhador indicou ao fazer o cadastro.

No pagamento da primeira parcela, a Caixa informou que com o aplicativo Caixa TEM, por meio do qual o trabalhador movimenta os recursos da poupança digital, o trabalhador poderia efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, poderia pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.

A portaria atual, no entanto, define que os recursos “estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual”.

× Fale com a Gazeta