Enem 2020: inscrições abertas

Em meio à pandemia do novo coronavírus e pedidos de adiamento das provas, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão abertas a partir desta segunda-feira, 11. Segundo o cronograma do Ministério da Educação (MEC), que não foi alterado, é possível se inscrever até o dia 22 de maio por meio da página do Enem na internet.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a estrutura do exame é mantida, com a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deve selecionar uma opção de língua estrangeira — inglês ou espanhol.

O Enem 2020 presencial deve ser aplicado em 1º e 8 de novembro. Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame fazem as provas nos dias 22 e 29 de novembro.

Inscrição
A taxa de inscrição custa R$85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios. Aqueles estudantes que obtiveram a isenção da taxa também devem se inscrever.

Segundo o Inep, os candidatos que não pediram a isenção, mas que se encaixam em um dos critérios para receber o benefício, tem direito a ele mesmo sem a solicitação formal.

Outra mudança vale para aqueles que estavam isentos em 2019, mas que não compareceram aos dois dias de prova e não justificaram a ausência. A princípio, eles perderiam o direito à isenção neste ano. Mas, de acordo com o Inep, até mesmo esses estudantes poderão solicitar a gratuidade da taxa em 2020.

× Fale com a Gazeta