Parceria entre Unesp e Embraer viabiliza 40 mil testes no interior do Estado

Empresa realiza a doação para os exames de diagnóstico da enfermidade Covid-19 em três regiões de São Paulo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Embraer firmaram uma parceria para viabilizar o processamento de 40 mil testes de diagnóstico de Covid-19 a serem realizados nas regiões de São José dos Campos, Araraquara e Botucatu, no interior de São Paulo, como forma de apoio às comunidades onde a companhia está presente.

A iniciativa foi construída após tratativas da empresa com a Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope). A rede de laboratórios da universidade conectada para trabalhar de forma conjunta, por meio da coordenação do Comitê Científico formado em resposta à pandemia, foi decisiva para que a doação da Embraer se materializasse de forma rápida, com a interveniência da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp).

O aumento na realização de testes para diagnóstico da Covid-19 na população é considerado pelas autoridades de saúde a medida mais importante para orientar a adoção de políticas públicas adequadas para conter o espalhamento da pandemia e proteger as pessoas, ajudando a dimensionar aquelas já em andamento, como o distanciamento social.

Conforme o protocolo das autoridades de saúde, o material coletado deve ser enviado para as unidades da Unesp dedicadas ao processamento da metodologia RT-qPCR (teste molecular), exame considerado padrão-ouro para o diagnóstico do novo coronavírus. A expectativa é que o resultado saia em até 16 horas após o recebimento das amostras pelo laboratório.

× Fale com a Gazeta