É #FAKE: motorista que dirigir sem máscara pode perder pontos na carteira

Informação começou a ser espalhada em redes sociais e aplicativos de mensagens, no entanto o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), essa possibilidade não existe no Brasil

Circula pelas redes sociais uma mensagem informando que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e as polícias irão multar condutores que não estiverem utilizando a máscara quando estiverem dentro do veículo. De acordo com os órgãos de trânsito, a informação não procede, ou seja, trata-se de uma fake news.

Conforme a mensagem, além de multa, o condutor do veículo que fosse flagrado sem a máscara, poderia perder pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o Denatran, essa possibilidade não existe no Brasil, seja onde for.

A mensagem ainda afirma que além do motorista, quem estiver dentro do carro sem máscara pode ser multado em R$128. E afirma que o mesmo vale para motos.

Em nota, o órgão confirmou que tudo não passada de uma notícia falsa, que visa causar dúvidas e confusão junto à população. “Não existe previsão legal para multa e perda de pontos na carteira de motorista no Código de Trânsito Brasileiro para esta situação, nem a partir de nenhuma regulamentação do Denatran ou deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito, que regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro)”, informa.

× Fale com a Gazeta