Cidadão deve regularizar o título de eleitor até o dia 06 de maio

A regularização deve ser realizada por meio de site lançado pelo TSE; A medida foi tomada pelo órgão durante o momento de pandemia do novo coronavírus, uma vez que os cartórios eleitorais do País estão fechados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza um novo site para que os brasileiros regularizem, de forma eletrônica, pendências do título de eleitor. O prazo vai até o dia 06 de maio e vale para todo o País.

O prazo vale tanto para quem possui o título, como para jovens de 16 anos que votam pela primeira vez e querem solicitar o seu documento. Os eleitores que estiverem com pendências no seu título de eleitor não podem votar nas eleições municipais de outubro.

Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral é encerrado e nenhuma alteração será permitida. Segundo o TSE, apenas a segunda via do título regularizado está autorizada. A medida tomada é para o órgão ter uma noção da quantidade de eleitores que estão em dia com o documento e poderão votar.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que tiver o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

× Fale com a Gazeta