Holambra confirma segundo caso do novo coronavírus

Exame laboratorial confirmou nesta quinta-feira, 16, o segundo caso do novo coronavírus em Holambra. O paciente, um jovem de 32 anos, deu entrada na Policlínica Municipal na noite de terça, 14, com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave, quadro suspeito para o Covid-19.

O rapaz, morador da Grande São Paulo, foi transferido no mesmo dia, seguindo protocolo regional de atendimento, ao Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, onde encontra-se internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele trabalha em canteiro de obras na cidade e tem histórico recente de viagens a Itapira, cidade da região com 13 casos já confirmados.

Pessoas do convívio próximo do paciente foram monitoradas e orientadas a permanecerem em casa. Diante da confirmação, equipes de saúde também estiveram no alojamento do empreendimento em que ele trabalha, na manhã desta quinta, para examinar outros colaboradores, coletar informações de fluxo e determinar isolamento por período de 14 dias.

“Estamos acompanhando a situação, monitorando os demais trabalhadores daquela área e tomando todas as medidas preventivas necessárias para ampliar a capacidade de controle do vírus”, afirma o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.

Além do caso confirmado, 10 outras pessoas que trabalham no mesmo local estão sob suspeita e em confinamento. Há outro caso suspeito, sem vínculo com os demais, que apresentou quadro de síndrome gripal e está isolado.

Segundo Valmir, é fundamental que todos, sem exceção, respeitem o distanciamento social, fiquem em casa e saiam somente quando necessário. O diretor reforça ainda a recomendação para uso de máscaras ao deixar a residência para ir a espaços públicos ou ao comércio.

“É muitíssimo importante que as pessoas adquiram o hábito do uso de máscaras para sair, ir ao mercado, a bancos ou qualquer outro lugar de livre circulação. E que higienizem as mãos regularmente com álcool em gel ou água e sabão”, diz. “Estamos nos aproximando daquele que, se estima, será o período de maior incidência da doença em todo o país. A hora é de cuidar da saúde, cuidar dos familiares, amigos e pessoas próximas”.

O prefeito Fernando Fiori de Godoy acompanha de perto os trabalhos multisetoriais de combate e prevenção ao novo coronavírus. Ele se reuniu com integrantes do comitê de crise para avaliar a evolução da situação em Holambra e definir as diretrizes de trabalho para os próximos dias.

Higienização nas ruas

O grupo de voluntários e servidores que atuam nestas semanas com a desinfecção de prédios, praças, comércios e outras áreas de circulação de pessoas intensifica o trabalho a partir desta quinta-feira, 16, com ações de higienização de ruas, calçadas e equipamentos públicos. A atividade tem início pelo bairro Imigrantes, com pulverização a partir das 22h. A recomendação é que as pessoas fiquem em casa após esse horário e, se possível, guardem seus veículos na garagem.

× Fale com a Gazeta