Projeto de Escola Municipal de Jaguariúna é premiado em competição nacional de tecnologia

A educação de Jaguariúna foi premiada em uma competição nacional de tecnologia. O resultado da disputa do “Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2020” foi divulgado e o projeto “Alimentando mentes criativas” ficou entre os oito melhores do País.

A Escola Municipal Mario Bergamasco, onde o projeto é desenvolvido, ganhou R$8 mil da Fundação Lemann para a implementação do projeto nas salas de aula e uma bolsa de estudos de um curso em Massachusetts, nos EUA, em julho.

Desenvolvido por estudantes do 4º ano B, do ensino fundamental I, o trabalho tem a orientação da professora Luciene Mára de Lima e da monitora Inaiara da Silva Santos, com o apoio dos gestores da unidade. Em sala de aula os alunos estão aprendendo a linguagem de programação de computadores, desenvolvendo a criatividade e construindo jogos e robôs.

Organizado pela Fundação Lemann, MIT Media Laboratorial e pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a competição nacional “Desafio Aprendizagem Criativa Brasil” chega a 5ª edição buscando incentivar e engajar estudantes de todo o Brasil em propostas inovadoras na educação desenvolvendo atividades envolvendo tecnologia e criatividade.

A professora do ensino fundamental I, Luciene Mára de Lima, destaca que essas aulas só ocorrem em escolas públicas do primeiro mundo que já investem nas crianças que futuramente precisarão ter conhecimentos tecnológicos para se colocar no mercado de trabalho. “Para nós, enquanto idealizadores das aulas, é uma grande alegria ter o projeto selecionado. É reafirmar a tamanha importância das aulas e ver a empolgação das crianças no projeto é sensacional. Eles aprendem brincando imersos em projetos”, explica a professora.

A secretária municipal de educação, Cristina Catão, comemora o prêmio. “Esses trabalhos estão sendo considerados projetos que prometem transformar a educação brasileira. Quando ganhamos um prêmio como este, temos a certeza de que estamos seguindo pelo caminho certo”, diz.

× Fale com a Gazeta