Covid-19 tem nível de contágio considerado moderado e baixa letalidade, mas, é preciso se proteger

Em Jaguariúna não há nenhum caso suspeito, mas, cidade da região possui dois casos suspeitos; Medidas preventivas tem sido tomadas pelas administrações

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já atingiu mais de 125 mil pessoas no mundo todo e deixou mais de 4.600 mortos desde o início do surto na China em 31 de dezembro. Apesar do número alto de contaminados e da velocidade com a qual tem atingido mais países a cada dia, o que obrigou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma pandemia.
Modelos matemáticos são capazes de calcular o grau de contagiosidade de uma doença e assim ajudar a determinar medidas de contenção e cura. O novo coronavírus tem grau de contágio entre 2 e 3, que é considerado moderado. O sarampo, último grande surto que atingiu o Brasil, tem nível entre 12 e 18, considerado muito alto.
Além de menos contagiosa, a Covid-19 tem baixa letalidade, de aproximadamente 3,4%, segundo estima a OMS em 3 de março. É um valor menor que da dengue, por exemplo, mas maior que do sarampo e da gripe comum.
“Globalmente, cerca de 3,4% dos casos relatados de Covid-19 morreram. Em comparação, a gripe sazonal geralmente mata muito menos que 1% das pessoas infectadas”, informou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Casos de coronavírus no Brasil
Brasil registrou ao menos 151 casos confirmados de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. O número foi atualizado na sexta-feira, 13, a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein.

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, é um centro de saúde privado que realiza testes de infecção por coronavírus, validados pelo Ministério da Saúde. Na quinta, 12, o hospital disse que, até as 19h30, havia confirmado 98 infecções desde o primeiro caso no País.
O levantamento mais recente do Ministério da Saúde, divulgado às 16h20 da quinta-feira, 12, apontou que o Brasil tinha até aquele momento, 77 casos confirmados de novo coronavírus. Após o balanço, Minas Gerais confirmou mais um caso, o segundo no estado.

Jaguariúna
Em Jaguariúna a Secretaria de Saúde realizou durante a semana um seminário para esclarecimentos e orientação sobre o novo coronavírus e as arboviroses urbanas. O evento reuniu mais de 200 pessoas no Teatro Municipal Dona Zenaide.
Em outro momento, em razão da pandemia e de casos registrados no Brasil há poucas semanas, a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna decidiu cancelar dois eventos que estavam marcados para acontecer nesta semana no Teatro Municipal Dona Zenaide. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas.
As apresentações sobre o meio ambiente aconteceriam na segunda e na terça-feira, dias 16 e 17, e seriam para os estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental I. A secretária de educação, Cristina Catão, explica que a decisão que foi tomada para preservar a saúde dos estudantes municipais. “Evitar aglomerações é uma das principais recomendações dos especialistas para evitar a proliferação da doença. Assim que possível nós remarcaremos os dois eventos”, diz a secretária.
Vale lembrar que até sexta-feira, 13, Jaguariúna não tem nenhum caso confirmado, nem mesmo suspeito de pessoas infectadas por Coronavírus, de acordo com a secretaria municipal de saúde.

Posse
Os coordenadores das unidades de saúde de Santo Antônio de Posse participaram nesta semana de uma webconferência sobre o novo coronavírus, realizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O objetivo da conferência é sanar dúvidas e preparar os trabalhadores para possíveis casos que venham a surgir no município. Até o momento, não há suspeitas de casos de coronavírus em Posse.

Pedreira
Técnicos da Secretaria de Saúde de Pedreira também participaram de uma webconferência realizada pelo Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus, com o objetivo de preparar a rede pública de saúde para o atendimento de casos que possam surgir no Brasil. Durante a conferência, a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Nieri Goulart, lembrou aos técnicos que quanto mais informações sobre o assunto, melhor a rede está preparada.

Amparo
Foram notificados dois casos suspeitos de coronavírus, em Amparo. Na segunda-feira, 09, a Unimed do município recebeu um paciente de 41 anos, com quadro gripal, que participou de uma palestra na cidade de São Paulo, cujo palestrante também apresentava sintomas e foi diagnosticado com a infecção por coronavírus.
Dessa forma, paciente de Amparo foi submetido aos protocolos de isolamento do Ministério da Saúde e orientados imediatamente pela Equipe de Vigilância em Saúde. O paciente passa bem, está em isolamento domiciliar e acompanhado pela Vigilância Epidemiológica de Amparo e Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas.
O segundo caso suspeito apareceu na noite de quinta-feira, 12. O caso foi atendido na Beneficência Portuguesa.
A Secretaria Municipal, por meio da Vigilância Epidemiológica, está preparada para atender e orientar todos os casos suspeitos e confirmados por coronavírus. Até o momento não há resultado positivo para o Covid-19 no município.

São Paulo
O infectologista David Uip, responsável pela coordenação de um comitê de contingenciamento para enfrentar a chegada do coronavírus em São Paulo, disse em uma reunião no Instituto do Coração (InCor) nesta semana que o número de casos confirmados da doença deve explodir no estado. São esperados até 45 mil confirmações nos próximos quatro meses só na região metropolitana da capital.
Para todo o estado, são esperados 460 mil casos de Covid-19, ou seja, 1% dos 46 milhões de habitantes do estado, segundo projeção do Centro de Contingência para o Coronavírus de São Paulo. No cenário mais pessimista 10% dos paulistas (4,6 milhões) contrairão o vírus.

Esporte
A Conmebol anunciou na quinta-feira, 12, que as partidas da Copa Libertadores estão suspensas por tempo indeterminado, devido à pandemia do novo coronavírus. A medida entra em vigor a partir da próxima semana.
A entidade também confirmou o adiamento das duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. No Twitter, a Conmebol divulgou a carta da Fifa, que acatou o pedido da confederação sul-americana.
A NBA também anunciou a suspensão de toda a temporada por causa do surto de coronavírus. A decisão veio logo após o cancelamento do jogo entre Oklahoma City Thunder e Utah Jazz. Segundo a liga, um dos jogadores do Jazz foi contaminado com a doença, mas não estava na arena Chesapeake Energy. Todos os jogos estão suspensos e a NBA deve decidir os próximos passos.

× Fale com a Gazeta