Jaguariúna recebe carreta da mamografia com exames gratuitos para mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Jaguariúna recebe na próxima semana a carreta da mamografia, do programa Mulheres de Peito, do governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna. O programa oferece exames de mamografia gratuitos e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O veículo chega à cidade na segunda-feira, 09, e fica estacionado em frente ao Hospital Municipal Walter Ferrari. Os atendimentos tem início na terça, 10, e vão até o sábado, 14. “Esse é um programa muito importante, que oferece exames gratuitos. Por isso, convidamos as mulheres a visitarem a carreta a partir da próxima terça-feira para fazerem os exames”, diz a secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

“A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doenças são minimizados”, reforça a secretária.

O público-alvo do programa são mulheres acima de 50 anos – que devem estar munidas apenas com o RG e o cartão SUS – e mulheres de 35 a 49 anos, que devem apresentar pedido médico para o exame de mamografia, além de RG e cartão SUS.

As senhas para atendimento são distribuídas diariamente, na carreta. Durante a semana, são 50 senhas para atendimento das 8h às 18h. No sábado são 25 senhas, para atendimento das 8h às 13h.

Em 2019, segundo o governo do Estado, as carretas percorreram 63 municípios e realizaram 33,4 mil mamografias, 398 ultrassonografias, 17 biópsias e encaminhou 27 mulheres para continuidade do tratamento em unidades estaduais de saúde, ao longo deste ano.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, as carretas já percorreram mais de 300 localidades, com a realização de mais de 215,6 mil mamografias e encaminhamento de 2.073 mulheres para continuidade da assistência especializada em unidades estaduais.

× Fale com a Gazeta