Prefeitura de Artur Nogueira da início as operações da nova Unidade de Vigilância em Zoonoses

Unidade também realiza consultas veterinárias aos munícipes de baixa renda

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, da início nesta segunda-feira, 02, às atividades da nova Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) na cidade. A UVZ deve operar segundo orientações do Ministério da Saúde, sob a portaria nº 1.138, de 23 de maio de 2014, que define as ações e os serviços de saúde voltados para vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos de relevância para a saúde pública.

Segundo a secretária de saúde, Sandra Banin Gaido, o pleno funcionamento da UVZ é uma conquista para a cidade em vários aspectos. “Principalmente pelo bem estar e cuidados aos animais, bem como a saúde pública de nossa cidade. Cada detalhe da estrutura, como do funcionamento da unidade estão alinhados com as exigências e orientações do Ministério da Saúde, para que Artur Nogueira seja, novamente, um destaque da região”.

Entre as ações desenvolvidas pela UVZ, estão o controle e inspeções zoosanitárias programadas com base nas solicitações da população e de diferentes órgãos públicos; controle de animais sinantrópicos e peçonhentos para impedir a propagação de zoonoses que podem ser transmitidas por este grupo de animais; investigação de acidentes e ataques de mordidas de animais e outros.

 Além das ações, a unidade também conta com consultas veterinárias gratuitas onde o animal atendido recebe o diagnóstico e o dono é orientado como proceder com o caso e quais os locais apropriados. São atendidas famílias com a baixa renda comprovada por meio de uma triagem que envolve, por exemplo, a confirmação de que a família participa de algum programa assistencial do governo.

O coordenador de vigilância em saúde Marcelo Silva explica que essa consulta veterinária serve para auxiliar as famílias de baixa renda que necessitam de um diagnóstico primário sobre a saúde de seu animal. “É importante que todos recebam de forma gratuita a orientação profissional necessária sobre como cuidar e tratar de seu animal e entendam que é apenas uma consulta, sendo necessário que o dono siga as instruções do médico veterinário acerca do melhor caminho a seguir dali em diante”.

A UVZ também conta com um pequeno canil dedicado a animais de rua em situação agressiva que ofereçam risco à população. Um espaço que serve como quarentena para análise da saúde do animal para suspeitas de zoonoses como a raiva, por exemplo.

O prefeito de Artur Nogueira, Ivan Vicensotti, comemora a conquista com felicidade. “Há muito tempo Artur Nogueira necessitava de um espaço adequado para a implantação de uma UVZ e para que os animais e a população pudessem receber toda atenção e cuidados que uma unidade de vigilância de zoonose pode oferecer e, a partir de agora, nós temos”.

A unidade funciona de segunda a sexta, das 08h às 16h. Ela está localizada no início da Estrada do São Bento, ao lado da Delegacia.

× Fale com a Gazeta