Ceaflor comemora seu quarto mês de funcionamento

O centro de comercialização eleva a participação da região no mercado nacional de flores e plantas

Paula Partyka – [email protected]

O Ceaflor, mercado de flores instalado em uma área de 126 mil m2 às margens da rodovia SP-107, completa quatro meses de funcionamento neste sábado, 25. O mercado de flores é destinado à comercialização de flores de corte e em vasos, plantas ornamentais e diversidade de acessórios para floricultura, paisagismo e decoração.
Os boxes são ocupados por empresas que produzem e/ou comercializam acessórios e itens para decoração e por produtores de flores e plantas ornamentais da região do Circuito das Flores. Ao todo, são 350 empresas instaladas em 44 mil m². Embora grande volume de produtos seja destinado ao mercado atacadista, o Ceaflor também é aberto ao varejo.
“É um mercado com quatro segmentos. O paisagismo e flor em vaso está além da expectativa. Tem pessoas que estão vendendo muito mais do que imaginavam, tanto que estão deixando outros centros onde trabalhavam” diz o presidente do Ceaflor, Antônio Carlos Rodrigues, em um balanço dos quatro meses de funcionamento.
O segmento da flor de corte está com 80% de ocupação e, dentro do mercado há pelo menos 20 empresas com câmara fria. “Então tem produto todo dia e com qualidade. Isso tem sido interessante porque o cliente sabe que pode vir a qualquer hora que ele tem um excelente produto”.
O setor de acessórios, tem 240 boxes, alguns ainda estão em processo de montagem mas que devem estar finalizados em breve. Essa área disponibiliza tudo que é necessário para o segmento, como cachepôs, papais, fitas, palhas, cestas, ferramentas para jardinagem e paisagismo e mais.
Em janeiro, o setor de decoração e flor e corte, é um pouco fraco, enquanto para o paisagismo é um mês bom. “Passando o carnaval, já se fala no Dia Internacional da Mulher, todos que trabalham com flor e corte e vasos focam nisso. Embora sejam quatro mercados diferentes, um se completa com o outro”, afirma.
Ele conta que o público atacadista tem comentários a favor sobre estrutura, atendimento, facilidade de compra. “Aquele que vem a primeira vez, ele volta. A aprovação eu diria que é quase 100%”.
“Trabalhamos todos os dias, mas os dias fortes tem sido segundas e quartas-feiras. É o movimento próprio do setor, mas ainda queremos movimentar os outros dias”, finaliza Rodrigues.

Local
Instalado na via que dá acesso a Holambra, na Rodovia Prefeito Aziz Lian (SP 107), km 29,3, o Ceaflor tem 44 mil m² de área coberta dispostos em terreno de 126 mil m². O horário de funcionamento foi pensado de acordo com a região: de segunda a sexta das 07h às 17h e aos sábados das 07h às 13h, com possibilidade de aumentar o horário de acordo com a necessidade.

Mercado
Atualmente, o Brasil figura entre os 15 maiores produtores de flores e plantas do mundo, principalmente em função do investimento feito pelo produtor em novas variedades, o que ampliou o mix de produtos para o consumidor e também pela melhor eficiência da cadeira, que garante qualidade, durabilidade e preços mais atrativos.

× Chat - Fale com a Gazeta