PM de Jaguariúna recebe viatura do Governo de Estado

Outras três cidades que pertencem a 2ª Companhia de Polícia Militar também foram contempladas cada uma com um veículo

Paula Partyka – [email protected]

O Vice-Governador Rodrigo Garcia e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, entregaram na segunda-feira, 09, 1.820 viaturas para reforçar a frota da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O investimento para aquisição dos novos veículos é de cerca de R$96 milhões.

Para as atividades de polícia ostensiva e preventiva, são destinadas 1.806 viaturas adquiridas por meio de uma licitação aberta no segundo semestre do ano e que, no fim, totalizou um investimento de R$86,8 milhões. Do total dos veículos, 1.000 são carros do modelo GM/Spin, 400 Gol e 6 Toyota/Hilux, além de 400 motocicletas Honda/XRE.

A nova frota é distribuída para todas as regiões do Estado. A 2ª Companhia de Polícia Militar, sediada em Mogi Mirim, responsável pelo policiamento de Holambra, Jaguariúna e Pedreira foi contemplada com quatro carros, um para cada município.

O Capitão Marcos Sanches, também coordenador operacional interino da 2ª Companhia fala que a chegada das viaturas contribuem muito para o trabalho dos policiais. “São carros novos e equipados e por isso eles tem potencial de rodar muito tempo sem problemas de manutenção. Então, para essas cidades, é uma coisa muito positiva e fantástica”.

Segundo o Capitão, elas estão aptas para iniciar patrulhamento, tanto que as cidades já começaram o uso ainda nesta sexta-feira, 13. “Esperamos que o policiamento das cidades continuem sendo bons de acordo com o que vemos nos índices”, finaliza.

            O Sub-Tenente PM Norder (Wendel Norder Rocha), de Jaguariúna, explica que esse ganho não significa renovação de frota. “O benefício maior é ter a viatura mais tempo na rua e o policial vai render mais, por ser uma viatura mais nova, com mais espaço. Isso auxilia na produtividade”.

Dados

Neste mês de dezembro não há Registro Digital de Ocorrência (RDO) em Jaguariúna, diferente do mesmo período do ano passado. O Sub-Tenente Norder acredita que esse resultado também é fruto do Vizinhança Solidária no Comércio, uma iniciativa da PM do Estado de SP que foi implementada no município no meio deste ano. “Além do planejamento mais efetivo da PM e da parceria com a guarda municipal”.

Ele explica que é realizado um trabalho de estudo em cima das RDO e ocorrências registradas na Polícia Civil onde se identifica os locais mais vulneráveis no município. A partir disto, os policiais precisam cumprir o planejamento que indica local, horário e que ação tomar, fazendo o trabalho de prevenção.

Neste fim de ano, a PM realiza a Operação Papai Noel, usa a nova viatura neste trabalho. A operação dá atenção especial à área comercial, no centro da cidade.

× Fale com a Gazeta