Mais um talento do basquete jaguariunense disputa o Campeonato Paulista

Caio Pastorin foi chamado para integrar a equipe sub 16 do Campinas Basquetebol Clube (CBC)

Após o atleta Pedro Lino, revelado precocemente pelo Projeto Campeões ter sido federado pela categoria sub 12 no Regatas, chegou a vez do experiente atleta Caio Pastorin ser chamado para integrar a equipe sub 16 do Campinas Basquetebol Clube (CBC). Caio participa do Projeto desde 2014 e esteve presente em todos os campeonatos da Liga Metropolitana de Basquete (LMB) desde então, juntamente com os atletas Levy Piffer, Mateus Simões, Matheus Luan, Rafael Soares, João Marion, além da atleta seleção brasileira Taíssa Queiroz.

O técnico de basquete e Diretor de Esportes, Ciro Roberto Pires, comenta com orgulho que o atleta sempre se destacou pelos rebotes e posicionamento no garrafão devido a sua altura e, com os anos, foi aprimorando sua força e técnica, chamando a atenção dos adversários. “A oportunidade veio agora no 2°semestre devido à grande campanha que a equipe fez na LMB, onde Jaguariúna chegou na Liga Ouro, desbancando equipes tradicionais do peso do Gran São João de Limeira, Hípica Campinas, Clube Jundiaiese, Itatiba entre outros”.

Como na regra deste ano da LMB, jogadores federados não podem atuar, Caio não pode ajudar os jaguariunense em quadra nas semifinais. Porém, estava apoiando o grupo como auxiliar técnico.

O objetivo principal do Projeto Campeões é formar cidadãos, por meio das aulas, treinos, conversas, viagens e jogos. Quem se destaca tecnicamente tem oportunidade de galgar uma carreira profissional naturalmente, como aconteceu recentemente com a Taissa Queiroz e o Pedro Lino que com menos de 12 anos de idade já foram aproveitados. Ou também, como o Caio, que conseguiu sua chance aos 16 anos.

“No começo procurei o basquete para fazer algum esporte, fazer novas amizades, manter meu corpo bem, vencer a timidez. Com tempo fui me tornado um melhor jogador e um pessoa melhor e mais extrovertida. Fiquei muito feliz em ser convidado a jogar em uma equipe federada. Está sendo uma experiência única que todo praticante sonha ter e isso fez mais ainda valer todos esses anos jogando por Jaguariúna”, conta com entusiasmo o atleta Caio.

O técnico Ciro deseja que o atleta tenha um futuro brilhante. “Voe Caio. Conquiste todos os seus sonhos, dentro e fora de quadra, Jaguariúna está de braços abertos sempre para você”, diz.

Ele ainda comenta que conhece todos os técnicos da região e tem caminho aberto para indicar jogadores em um caminho mais curto por meio de uma peneira, porém a dedicação aos treinos e o desempenho nos campeonatos é determinante para o sucesso. “Tem muita gente leiga que oferece e ludibria a cabeça das crianças e adolescentes, por isso valorizem seus professores”, finaliza.

× Fale com a Gazeta