Exame de graduação de judô promove judoca jaguariunense

Atleta conquistou 1º Dan da faixa preta

Paula Partyka – [email protected]

Realizada pela Federação Paulista de Judô, o atleta José Vitor Moreira de Sousa participou do Exame Anual de Graduação para Faixas Pretas, distribuídos em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Dan, em São Paulo, no sábado, 19. O evento contou com a presença de 280 candidatos, avaliados por 18 bancas examinadoras.
O atleta pratica judô há 12 anos e conquistou a faixa preta 1º Dan, que é o primeiro passo para a faixa coral onde se torna mestre. “No exame você basicamente escolhe um parceiro seu onde você aplica as técnicas. Quando chega na área, tem três avaliadores que pedem a técnica, você aplica e eles veem se está correta”, explica José sobre o exame de graduação.
“Eu estava bem nervoso antes de começar, mas ao mesmo tempo muito grato pois são 12 anos praticando essa arte marcial. Eu estava muito feliz em estar naquele lugar que sempre foi um sonho para mim”, relata o atleta.
No momento em que foi graduado, passou um flashback em sua cabeça. “Foi mágico. Foi fantástico, sinceramente”, diz. Ele almeja repassar todo conhecimento no esporte para outras pessoas. Além disso, almeja crescer ainda mais, não se acomodar e traçar novos objetivos.
O que José mais gosta no esporte é a sua filosofia, a qual ensina valores morais como disciplina, respeito e empatia. Ele treina com o Sensei Acácio Rodrigo, em Jaguariúna, no entanto, representa a equipe Santa Sofia, de Pedreira pelo mesmo professor.

× Fale com a Gazeta