“Dia Mundial da Limpeza” é lembrado em Jaguariúna por grupo de voluntários

A data criada pela organização Ocean Conservancy é celebrada anualmente no terceiro sábado de setembro

Paula Partyka – [email protected]

No sábado, 21, foi realizada no Parque dos Lagos, uma ação social pelo “Dia Mundial da Limpeza”, que visava recolher lixos recicláveis e bitucas de cigarros, que era o foco principal. Em duas horas, foram recolhidas 1.135 bitucas, este que é o maior poluente de rios e mares, além de possuir elementos tóxicos.

A Flávia Rubinsten que teve iniciativa de trazer o movimento para Jaguariúna, conta que gosta dos assuntos relacionados a sustentabilidade e, por seguir diversas páginas neste viés, viu sobre o “Dia Mundial da Limpeza” e procurou saber mais. Este é um movimento que nasceu na Estônia, em 2008, e que chegou ao Brasil em 2011.

“Eu procurei para me voluntariar em Jaguariúna, pois imaginei que tivesse, mas no Circuito das Águas todo não tinha. Então eu trouxe para cá a iniciativa. Minha intenção maior, além de participar desse dia que eu acho maravilhoso, é o ponta pé inicial para outros projetos que tenho em mente para realizar dentro da cidade de conscientização e sustentabilidade”, explica.

Em duas semanas Flavia se organizou e conseguiu alguns voluntários para participar deste dia. Foram dez jovens que participaram da ação que teve apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da UniFaj que abriu espaço para divulgar a iniciativa anteriormente e outros.

Um dos voluntários, Ton Prôencio acredita muito na ideia de que são os indivíduos quem tem o poder de transformar realidades. “Creio que nesse momento de tantas crises morais, culturais e políticas, devemos refletir na ideia de que não podemos mais terceirizar nossas responsabilidades nos outros ou no governo, o que a gente puder temos o dever de fazer bem feito”.

A embaixadora Flavia, finaliza com a seguinte afirmação: “todo mundo quer ver a mudança, mas ninguém quer ser a mudança. Então é aos poucos, aos poucos a gente chega lá”.

× Fale com a Gazeta