Câmara promove o Setembro Verde e aprova moção a organizações que atuam em Jaguariúna

Em sessão extraordinária, na quarta-feira, 18, os vereadores da Câmara Municipal de Jaguariúna aprovaram a Moção de Congratulações e Louvor em reconhecimento ao trabalho de organizações e setores públicos que atuam no município em prol do desenvolvimento e reabilitação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Além da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Jaguariúna e do Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ), que estiveram representadas no evento, a moção também homenageou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped) e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

Nove alunos da APAE estiveram presentes, acompanhados por uma educadora e uma monitora, além do presidente da entidade, Nelson Patrocínio. Já o CEJ foi representado pelo presidente Wilson Mellilo.

A moção teve a autoria dos 13 vereadores e todos os presentes aprovaram e discursaram reconhecendo a importância do espaço democrático e em defesa da inclusão social das pessoas com deficiência. Simbolicamente, o presidente da Câmara Municipal, Walter Tozzi, cedeu esse papel à vereadora Cássia Murer, em reconhecimento a suas iniciativas na causa da inclusão das pessoas com deficiência.

Também participaram Afonso Lopes Silva, Ângelo Roberto Torres, Cristiano Cecon, Luiz Carlos de Campos, José Muniz, David Hilário Neto e Romilson Silva. O evento ainda contou com a presença do assessor Arthur Álvares Cruz Neto representando o Deputado Federal Baleia Rossi.

Pelo menos cinco alunos da APAE fizeram o uso da tribuna e apresentaram suas reivindicações e mensagens, dentre elas solicitações de serviços para melhorias nos bairros onde residem, como instalação de semáforo e tapa-buracos, além das considerações de amor, agradecimento e solidariedade. Ao final da sessão, os alunos entregaram um mimo aos vereadores.

Ao justificar a moção, Cássia Murer destacou que o objetivo do conjunto de ações visa mobilizar representantes da sociedade civil, organizações não-governamentais e do poder público para a reflexão sobre o que cada um pode fazer para garantir uma sociedade mais inclusiva e avanços nas políticas públicas, inclusive valorizando os trabalhos realizados no âmbito municipal.

Setembro Verde

Neste mês a Câmara Municipal promove várias ações da Campanha Setembro Verde, dedicada a ações de inclusão das pessoas com deficiência. Inclusive, o prédio do Poder Legislativo conta com iluminação especial na cor específica. As ações fazem parte do Projeto Câmara Cidadania.

E, nesta segunda-feira, 23, às 19h, é promovida pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Jaguariúna a palestra “Acessibilidade, legislação e inclusão social”. As inscrições antecipadas devem ser feitas pelo telefone (19) 3837-1118. As vagas são limitadas e o evento acontece no plenário da Câmara.

× Chat - Fale com a Gazeta