Sistema moderno garante mais agilidade e eficiência no atendimento às famílias do Cadastro Único de Jaguariúna

Neste novo sistema um backup no HD externo é realizado semanalmente para armazenar os arquivos de forma segura

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaguariúna concluiu o trabalho de digitalização do arquivo de quase 3.500 cadastros válidos de usuários do Cadastro Único da cidade. O objetivo desta ação é agilizar o acesso as informações e modernizar o formato de atendimento.

De acordo com a secretária de assistência social, Andrea Dias Lizun, Jaguariúna é um dos primeiros municípios da região a fazer esse trabalho e está em sintonia com importantes órgãos federais. “Para se ter uma ideia, o Ministério da Educação (MEC), a Justiça em todas as suas esferas e o INSS já adotam este sistema. Esse arquivo digital é muito mais prático, barato e eficiente. Sem contar que ajudamos o meio ambiente com a diminuição dos impressos”, afirma.

Essa tarefa teve início em abril e envolveu cinco operadores da equipe do Cadastro Único. Os prontuários digitalizados contam com toda documentação apresentada pelas famílias no momento do cadastro.

“Fizemos a extração pelo sistema do Governo Federal, através da base de dados dos cadastros válidos/ativos e com isso produzimos um filtro de aproximadamente 10 mil cadastros, entre eles, cadastros já excluídos pelo sistema por estarem desatualizados há mais de 4 anos, cadastros transferidos para outros municípios, cadastros inativos”, revela a responsável pelo Cadastro Único, Bianca Bergo Lala Baffi.

× Fale com a Gazeta