Alunos de Holambra participam do “EPTV na Escola”

Os alunos foram escolhidos por educadores das unidades de ensino

Trinta estudantes do 9º ano de três escolas de Holambra estiveram na segunda-feira, 09, na EPTV Campinas, emissora afiliada da Rede Globo, para participar de uma visita que faz parte da 20ª edição do projeto “EPTV na Escola”. Eles foram escolhidos por educadores das unidades de ensino que analisaram as redações feitas por alunos do último ano do Ensino Fundamental do município.

Os estudantes conheceram a emissora, tiraram dúvidas sobre o trabalho dos profissionais, acompanharam os bastidores do telejornal e terminaram o passeio com um almoço no shopping. O diretor municipal de Educação, Alexandre Moreira, acompanhou os alunos na visita e ressaltou a importância da iniciativa. “O Projeto EPTV na Escola desperta nos alunos habilidades da escrita e a visita à emissora proporciona aos jovens um despertar para a incrível área do jornalismo”, considera.

O tema da redação proposto pelo projeto este ano foi “Fake News: quando a mentira parece a verdade”. O estudante da escola municipal Parque dos Ipês, Daniel Augusto de Campos, teve sua redação selecionada e aprovou o tema do concurso deste ano. “Gostei por se tratar de algo muito comum nos dias atuais. Esse tema é interessante e acabou nos gerando, por conta das pesquisas, um novo aprendizado”, diz.

Ludmila Mayumi Hidaka, também da escola Parque dos Ipês, se encantou em conhecer a emissora. “Amei conhecer a EPTV. Todos nos recepcionaram super bem, tivemos ótimas explicações de como tudo funciona e me surpreendi muito com todo o trabalho que existe por trás das nossas telas”, disse. “O que mais me chamou a atenção foi o foco de todos e o trabalho em conjunto, pois todos estão ligados e precisam de uma sintonia enorme para que tudo saia perfeito. Achei as câmeras e os estúdios super legais”.

Na região de Campinas o “EPTV na Escola” envolve cerca de 30 mil estudantes do último ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual, de escolas particulares, do Serviço Social da Indústria, o SESI, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Uma comissão formada pela EPTV irá selecionar os 10 melhores trabalhos. Os alunos escolhidos farão uma reportagem com a equipe da emissora e vão levar, além de certificado de participação no concurso, um televisor HD. Professores orientadores, diretores e a unidade de ensino também serão premiados. A cerimônia está prevista para o dia 22 de novembro.

× Fale com a Gazeta