Projeto de alunas de Jaguariúna conquista o terceiro lugar em Feira de Iniciação Científica

A FEMIC aconteceu na cidade de Mateus Leme (MG), entre os dias 13 e 16 de agosto

O projeto “Carbono Zero – Tozzi Sustentável”, desenvolvido por alunos da escola Celso Henrique Tozzi e adotado pela Prefeitura de Jaguariúna, conquistou o terceiro lugar de destaque na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), na categoria de Ciências Biológicas. Com essa colocação, as jovens jaguariunenses ganharam o credenciamento para participar da Feira Internacional de Ciências de Porto Rico (FICEP), que acontece em 2020.

“Foi inexplicável a sensação de ter escutado o nome da nossa cidade sendo anunciado. Ganhamos um dos prêmios mais queridos da feira inteira, que é a possibilidade de ir para outro país. Não tenho dúvidas de que a parceira com a prefeitura e o fato do projeto já ter sido colocado em prática, pesou para o resultado final”, diz uma das criadoras do projeto, Beatriz Álvares.

Para chegar à conquista, as estudantes do 3º ano do ensino médio passaram por algumas etapas e conseguiram preencher todos os requisitos exigidos. Jaguariúna representou o Estado de São Paulo com dois projetos e enfrentou instituições públicas e privadas do Brasil inteiro.

Segundo a coordenadora de Ciências da Natureza, Vanessa Barbosa do Morrinho, esse resultado deve motivar ainda mais os outros alunos. “A maior importância para a gente é expandir ainda mais esse projeto, apoiar novas iniciativas e melhorar o trabalho que vem sendo desenvolvido. Os alunos abraçaram a ideia, aceitaram o desafio e cabe a nós apenas prestar todo o suporte possível”.

× Fale com a Gazeta