Conecte-se conosco

Jaguariúna

Chuva forte provoca estragos em vários pontos de Jaguariúna e Prefeitura mobiliza Defesa Civil, Bombeiros e Secretarias no atendimento à população

Publicados

em

A forte chuva que durou quase três horas ininterruptas foi marcada por raios e trovoadas, atingiu toda a cidade na noite de quarta-feira (23) e provocou estragos consideráveis em Jaguariúna. Os prejuízos materiais começaram a ser quantificados nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (24).

De acordo com a diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, Fernanda Rodrigues de Souza Tesche, foram registrados 116mm de chuva, o equivalente a 12 dias de chuvas constantes e moderadas na cidade. “Foi muita água mesmo, pois quando temos 70mm já é considerado estado de observação. Além disso, caíram muitos raios também, o que assustou bastante”, destaca.

Os raios danificaram, ainda, a central de internet no Paço Municipal, que ficou apenas com os telefones funcionando e sem comunicação com o site oficial da administração, o Facebook e outras redes sociais Instagram e Twitter.

Diante da situação, equipes da Defesa Civil, Bombeiros Municipais, Polícia Municipal (ex-Guarda Municipal), e das secretarias municipais de Assistência Social, Meio Ambiente e do Departamento de Obras e Serviços Públicos foram a campo para executar ações emergenciais em vários pontos da cidade.

Atuando em conjunto, realizaram desobstrução de ruas, isolando áreas e oferecendo atendimento a quem precisasse de ajuda. Por conta disso, foram suspensas temporariamente a coleta de entulhos e de galhos de árvores, que é setorizada e acontece rotineiramente durante a semana.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços, Lucas Gabriel Lopes, nas primeiras horas os pontos mais prejudicados foram uma tubulação de águas pluviais, que cedeu e provocou o afundamento de parte do asfalto na Avenida Pacífico Moneda (bairro Vargeão), e a queda de parte de dois muros: o da Escola Municipal Irineu Espedito Ferrari, na Vila 12 de Setembro, e o do Condomínio Vila Toscana.

“Também tivemos um grande estrago no asfalto da pista na saída de Jaguariúna para Pedreira, bem próximo a um posto de gasolina. Uma de nossas equipes foi para lá com máquinas e equipamentos para retirar as placas que se soltaram, isolar e sinalizar a área para providenciar o reparo com urgência, pois é um trecho de grande fluxo de veículos, explica Lucas Lopes.

Defesa Civil e Bombeiros

Atuando em conjunto, equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros Civis Municipais foram acionadas e também atenderam várias ocorrências. Conforme a diretora da Defesa Civil, que acompanhou e coordenou os trabalhos ao lado do responsável pelos Bombeiros, Paulo Henrique da Vinha, um dos pontos mais críticos foi em frente ao Parque dos Lagos, na Vila 12 de Setembro, onde o nível da água chegou a 1,5 metro na altura e vários veículos acabaram ilhados.

“Ali é uma baixada e o acúmulo de água foi grande. Pelo menos 4 veículos de passeio e 1 microônibus, que tentaram passar quando a água já subia, ficaram ilhados. Retiramos os passageiros pelas janelas, utilizando botes, e também recolhemos quem estava nos carros, levando todos a um local seguro. O mesmo aconteceu perto do Parque Santa Maria, onde um casal ficou ilhado dentro de um carro. Estivemos prestando socorro até por volta das 2 horas da madrugada e, felizmente, não houve nenhuma vítima”, disse a diretora da Defesa Civil.

De acordo com o balanço prévio, feito pela Defesa Civil e os Bombeiros Civis Municipais, quatro árvores caíram durante o temporal, sendo duas na Avenida Marginal (região central) e outras duas na Avenida Tassinari, no Jardim Dona Luiza. Quanto a imóveis alagados, ainda segundo a Defesa Civil, não houve necessidade de remover nenhuma família.

O único caso em que a família precisava ser retirada do local, devido ao alagamento da casa, localizada próxima à Cerâmica Santa Glória, no bairro Vargeão, houve recusa por parte dos moradores. Diante do impasse, Defesa Civil e Bombeiros acionaram a Secretaria de Assistência Social. A assistente social que compareceu ao local registrou a recusa da família em aceitar ser acomodada temporariamente numa Pousada, com despesas custeadas pela Prefeitura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna

Fotos: Ivair Oliveira

Jaguariúna

Bolsa Trabalho dá oportunidades aos jaguariunenses

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, realizou nesta quinta-feira, 30, a assinatura dos contratos do programa Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, que promove qualificação profissional com pagamento de bolsa-auxílio de R$535 por cinco meses. Ao todo 60 jaguariunenses que estavam desempregados estiveram presentes e devem começar a trabalhar na Prefeitura de Jaguariúna no dia 18 de julho.

O contrato de trabalho é de cinco meses e durante esse período os profissionais devem cumprir quatro horas diárias de serviço, quatro vezes por semana em algum órgão da Prefeitura. Além disso, uma vez por semana também farão um curso de qualificação oferecido gratuitamente. 

Essa é a terceira edição do programa Bolsa Trabalho realizada em Jaguariúna. Na primeira, no início do ano passado, foram oferecidas 20 vagas. Agora são 40 a mais.

Bolsa Trabalho
O Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras.

Continue lendo

Jaguariúna

Balões irão colorir o céu de Jaguariúna na abertura do Festival de Férias

Publicados

em

O céu de Jaguariúna fica mais colorido neste fim de semana. No sábado, 02, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, fará abertura do Festival de Férias de Julho com balões que irão sobrevoar a cidade e DJs que devem colocar todo mundo para dançar.

Os balões ficarão reunidos no gramado do Boulevard, ao lado do Centro Cultural, antes de levantar vôo. No local, o público pode conferir de perto cada balão, como eles funcionam e tirar muitas fotos.

O agito musical começa às 15h com a apresentação da DJ Desirée Lais. No fim da tarde, às 16h30, os balões vão decolar juntos e dar uma volta por cima da cidade.

Em seguida, ás 18h, será a vez da DJ Anna Glam se apresentar e às 19h, os balões serão inflados novamente no gramado do Boulevard.

O evento é totalmente gratuito.

Continue lendo

Jaguariúna

Meio Ambiente realiza plantão gratuito para tirar dúvidas sobre cadastro

Publicados

em

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, inicia na próxima terça-feira, 05, um plantão de atendimento ao produtor rural. O objetivo é ajudar e tirar dúvidas sobre a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O trabalho será feito gratuitamente graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Mogi Mirim. Serão passadas informações especificamente aos pequenos produtores rurais do município que tenham propriedades de até 40 hectares.

Durante todo o mês de julho os atendimentos serão realizados às terças-feiras, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h. É necessário fazer agendamento prévio pelo telefone: (19) 3867-3073.

A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, ressalta a importância desta regularização. “Nesse plantão, toda terça-feira o produtor rural receberá a ajuda necessária para entender o passo a passo do que deve ser feito. Assim, saberá quais providências devem ser tomadas para que a propriedade avance no processo de regularização ambiental”, explicou a secretária. 

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL
O Programa de Regularização Ambiental garante ao produtor os benefícios previstos no Novo Código Florestal, para os casos com passivo ambiental.

Para ter acesso ao Programa, o produtor deve realizar as atualizações necessárias em seu cadastro, via sistema (car.agricultura.sp.gov.br), até o dia 31/12/2022.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias