Secretaria de Saúde e Hemocentro da Unicamp preparam Campanha de Coleta de Sangue

A secretaria para que o doador não leve acompanhantes

A Secretaria de Saúde de Pedreira e o Hemocentro da Universidade de Campinas (Unicamp) realizam nesta quinta-feira, 02, a Campanha de Coleta de Sangue nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Sant’Ana. A distribuição de senhas tem início às 7h e das 8h30 às 12 horas são realizados os procedimentos de preenchimento das fichas e a coleta.

Em virtude da pandemia do coronavírus, o Hemocentro da Unicamp, trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal, visando reforçar a higienização e tranquilizar os doadores, adota medidas para atendê-los adequadamente, agilizando o processo para evitar aglomeração, promovendo o distanciamento determinado pela OMS, desde a entrega de senhas até a coleta, além de incluir álcool gel em todas as etapas da doação.

De acordo com as informações, a maioria dos bancos de sangue do estado está com estoques baixos, em função da queda drástica por conta da pandemia.  Quem doa sangue pode salvar até quatro vidas.

Para se tornar um doador de sangue é necessário ter entre 18 e 69 anos. Serão aceitos candidatos à doação de sangue a partir dos 16 (dezesseis) anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação. O doador deve pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas. Não é necessário estar em jejum.

Os doadores ao chegarem, devem efetuar o cadastramento, pois o atendimento é realizado por ordem de retirada das senhas. É necessária a apresentação de documento com foto, de preferência o RG.

São dispensados os doadores que estiveram em viagem internacional nos últimos 30 dias. Também não devem comparecer as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou febre. Os que tomaram a vacina contra a gripe devem ter se imunizado há pelo menos 48h. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde.