Campinas suspende retomada do comércio

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, suspendeu a reabertura do comércio da cidade, previsto para acontecer a partir desta segunda-feira, dia 1º. O anúncio foi feito no final da manhã deste sábado, 30.

Segundo o chefe do executivo, a decisão foi tomada devido a alta procura por atendimento de saúde por moradores de outras cidades da região. Além disso, o município está encontrando dificuldades para contratar profissionais de saúde de forma emergencial. “Em campinas nós não vimos cenas que vimos em outras cidades do mundo, em relação ao Covid-19. E no que depender de mim, isso não vai acontecer. O nosso problema não é de equipamentos, não é de respiradores e sim de profissionais de saúde. Nós estamos encontrando uma certa dificuldade em fazer essas contratações”, afirma.

A retomada do comércio deve acontecer na segunda-feira seguinte, 08. Segundo a prefeitura, até a próxima sexta-feira deve haver a publicação de um decreto no Diário Oficial, com as regras do município em relação ao novo processo de reabertura. O prefeito informa ainda que deve intensificar a fiscalização nesta semana, para garantir que não haja desrespeito ao cumprimento da quarentena nos próximos dias. “Vamos fiscalizar durante a semana”, resume Donizette.

Em nova atualização feita pela prefeitura de Campinas neste sábado, 30, os casos de Covid-19 ultrapassaram a marca dos 1,5 mil. Ao todo o município confirmou 1.570 pacientes com coronavírus. Em 24 horas, novos 136 casos foram confirmados na cidade. Foram quatro novas mortes registradas entre sexta e sábado. O número total agora é de 73. As mortes são de dois homens, com idade de 90 e 74 anos e que morreram nos dias 26 e 27 de maio, respectivamente, em hospitais públicos da cidade. As outras duas vítimas eram mulheres, uma com 86 anos e que morreu em 26 de maio em hospital público e outra de 87 anos que faleceu em 29 maio, em hospital privado.

Os casos descartados em Campinas passaram de 2832 para 3068 e os casos investigados foram de 357 para 380. São 1.105 pacientes recuperados, segundo a secretaria de saúde. 147 pacientes seguem internados na rede pública e 245 seguem em isolamento domiciliar.

Informações CBN Campinas