Feira livre de Jaguariúna volta neste sábado com restrições e cuidados sanitários

A feira livre do centro de Jaguariúna voltar a funcionar neste sábado, 23, com restrições que atendem às regras de combate à pandemia de coronavírus. Após reuniões entre feirantes e representantes da Prefeitura, houve consenso sobre a manutenção da feira na Praça Umbelina Bueno.

Para atender às regras da quarentena, os feirantes devem usar máscaras e álcool em gel. Os acessos às bancas também devem ser controlados com a ajuda da Polícia Municipal e do Departamento de Fiscalização da Prefeitura, com o objetivo de manter um fluxo adequado de pessoas.

Os consumidores devem usar máscaras e não podem consumir produtos no local. O sistema é o de entrega rápida: a pessoa compra o que precisa e vai embora. Tudo para não haver aglomeração. O sentido do fluxo também deve ser respeitado pelos fregueses: a entrada é pela Rua Alfredo Bueno e a saída, pela Rua Cândido Bueno.

A reabertura da feira, que possui 18 bancas, é uma reivindicação dos feirantes, que procuraram a Prefeitura para a liberação. Com a medida, a Administração Municipal adequa as regras locais às do governo do Estado, que autorizou o funcionamento das feiras – o mesmo já foi feito com hotéis e bancas de jornal.

Nas reuniões entre Administração e feirantes foram discutidas três opções de local para a reabertura da feira: o Parque Santa Maria, a Praça Augusto Chiavegato, também no Centro e um local fechado (o ginásio Azulão foi cogitado). No final, houve consenso de que a melhor opção era a manutenção da feira na Praça Umbelina Bueno.