Campanhas e novos horários de atendimentos são anunciados na área da saúde em Artur Nogueira

Campanhas de vacinação, mutirão contra a dengue e atendimento em horário estendido fazem parte das novidades

A Prefeitura de Artur Nogueira realiza ações que visam prevenir, cuidar e melhorar os atendimentos de saúde básica no município. A campanha de vacinação contra o Sarampo, mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti e o anúncio de atendimento de demandas espontâneas na UBS Terezinha Vicensotti foram medidas adotadas pela administração para intensificar os atendimentos aos munícipes.

A Campanha de vacinação contra o sarampo teve início nesta segunda-feira, 10, e segue até o dia 13 de março. Neste sábado, 15, é o “Dia D” da mobilização nacional, das 8h às 17h.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde (UBS) Jardim do Lago, UBS Bom Jardim, UBS Coração Criança, UBS Sacilotto, UBS Blumenau, UBS São VIcente de segunda a sexta feira, das 9h às 15h. Na UBS Espaço Mãe e Filho o atendimento é das 7h às 12h e das 13h às 19h; aos sábados a UBS Espaço Mãe e Filho também realiza a vacinação das 08h às 11h.

Além da vacinação contra o Sarampo, a Prefeitura de Artur Nogueira também disponibiliza doses da vacina contra a Febre Amarela para toda a população a partir de 09 meses de idade, com a intenção de que seja realizada a atualização da situação vacinal; além disso, as crianças de 04 a 07 anos que ainda não receberam a dose de reforço devem comparecer aos postos de vacina para regularizar a carteirinha de vacinação.  Os munícipes que tiverem a intenção de obter as doses devem comparecer às UBS munidos da carteira de vacinação.

Mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti.

Com a proximidade das festividades do Carnartur 2020, a Secretaria de Saúde também intensifica os mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que acontece em todas as regiões do município. No sábado, 15, é a vez da região central de Artur Nogueira de receber a atenção dos agentes de Vigilância em Saúde da prefeitura.

“É muito importante que os munícipes recebam e atendam às solicitações dos nossos agentes de saúde. Estamos todos focados e trabalhando firmes para eliminarmos qualquer foco de criadouro do mosquito, e contamos com toda a população nogueirense para esse trabalho”, afirma o coordenador de Vigilância em Saúde, Marcelo Silva.

Atendimento de 12 horas de demanda espontânea na UBS Terezinha Vicensotti

Outra novidade é o atendimento da UBS Terezinha Vicensotti que passa a funcionar todas as segundas-feiras das 07h às 19h. Os atendimentos são realizados por médicos plantonistas, sendo necessária somente a apresentação do cartão do SUS.

“A demanda espontânea é realizada sem agendamento prévio e busca atender aqueles que procuram pelo pronto atendimento, o procedimento é composto pela triagem e consulta a médica”, explica a secretária de saúde, Sandra Banin Gaido.

Para o prefeito Ivan Vicensotti, essa é mais uma conquista para a cidade e para o povo nogueirense. “É motivo de orgulho ver os nossos objetivos sendo implementados e funcionando, não tenho dúvidas de que este é mais um passo dado, e que vai ajudar toda a nossa população.”, afirma.