Visitantes e Turistas elegem a “Peça do Ano de 2019” dos museus de Pedreira

Conhecer as coleções que os museus apresentam é uma das maneiras de transmitir o conhecimento durante o passeio pelas cidades. Assim, os museus de Pedreira tem contribuído com as exposições de longa duração e com as mais de 210 exposições temporárias na diversidade desse atrativo turístico, histórico e cultural, fomentando a visitação do público local e de visitantes de vários estados e do exterior, visto que em 2019, o espaço recebeu público internacional provenientes de 25 países.

Tendo se consolidado como uma das principais atrações turísticas de Pedreira, em 2011 foi lançado o Concurso: “Qual a peça que você mais gostou?”, que é um canal de comunicação e de diálogo entre os museus e seus visitantes, canalizando no aperfeiçoamento e desenvolvimento de ações que reflitam a preservação da memória e resgatam a identidade da população pedreirense.

Segundo o gestor de exposições, Adílson Spagiari, a peça que os visitantes elegeram como a Peça do Ano de 2019, em 1º lugar, é a coleção de máquinas de escrever. Nos anos anteriores de 2016, 2017 e 2018, o conjunto do Consultório Odontológico do Dr. Roberto Pazotto, conquistou a preferência do público.

A classificação geral ficou assim: 1º lugar – Coleção de Máquinas de escrever; 2º lugar – Consultório Odontológico do Dr. Roberto Pazotto, datado de 1947; 3º lugar – Máquinas de Retroprojeção de filmes do Cinema Alvorada; 4º lugar – Dormitório, estilo imperial, que pertenceu ao casal Dr. Arthur e Almerinda Engler de Almeida; 5º lugar – Piano, F. Sprunck, premiado em 1862 na Alemanha; 6º lugar – Sala de Jantar, estilo Renascença que pertenceu ao casal Dr. Arthur e Almerinda Engler de Almeida; 7º lugar – Osso de Dinossauro; 8º lugar – Porcelanas; 9º lugar – Farmácia, do século XIX que pertenceu ao farmacêutico Dr. Alfredo Engler e 10º lugar – Coleção de peças da imigração italiana, datados dos séculos XIX e XX.