Educação de Jaguariúna fecha 2019 na liderança em qualidade de ensino na RMC

A pesquisa é feita a cada três meses pelo Índice de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT)

Mais uma vez a qualidade do ensino na rede municipal de Educação de Jaguariúna coloca a cidade em destaque dentre as 15 maiores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ao obter 750 pontos no quarto trimestre de 2019 – outubro, novembro e dezembro – quando obteve Alto Grau de Satisfação.  A pesquisa é feita a cada três meses pelo Índice de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT), que avalia a satisfação da população com os principais serviços oferecidos pelas prefeituras.

A avaliação é feita em visitas domiciliares e entrevista pessoal com uso de palmtops pelos entrevistadores. O público-alvo é formado por pessoas (eleitores) com 16 anos ou mais nas cidades pesquisadas. Com isso, o nível de ensino nas escolas municipais é considerado o melhor, superando municípios maiores e com mais recursos financeiros como Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Paulínia, Santa Bárbara D’oeste e Sumaré.

A pesquisa trimestral do INDSAT também é feita com moradores de Artur Nogueira, Cosmópolis, Monte Mor, Nova Odessa, Valinhos e Vinhedo. O resultado deixa a secretária municipal de Educação de Jaguariúna, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, bastante satisfeita.

“Temos o compromisso de produzir um ensino de qualidade, conforme nos pede o prefeito e esperam os pais. Então, quando essa avaliação se repete com níveis acima do esperado, só temos que comemorar e parabenizar todos os envolvidos”, diz.

Na opinião de Cristina, além do ótimo trabalho desenvolvido pelas equipes pedagógicas e demais servidores da Educação municipal, a proximidade e participação dos pais em cada escola é um dos fatores que contribuem para o repetido sucesso na alfabetização de crianças e adolescentes. “As mães, principalmente, participam da vida escolar de seus filhos ao longo do ano e conferem isso de perto durante nas edições do Escola Amiga, um projeto de sucesso implantado em 2017 e que beneficia todas as comunidades”, conclui. Ela destaca ainda os constantes treinamentos pelos quais passam os professores e a excelente qualidade da merenda escolar, também apontada como a uma das melhores da RMC.

Conquistas

Para Cristina, a educação jaguariunense passou no ano de 2019 por outros momentos muitos especiais. Esses momentos são o engajamento e corresponsabilidade dos professores da rede com boas práticas e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem; Formações Pedagógicas nos CEIs, EMEIs e Ensino Fundamental; Alimentação escolar reconhecida como um serviço essencial e de boa qualidade pela população que foi constatado na pesquisa de opinião realizada entre os municípios da RMC, ficando várias vezes em 1º lugar e também a entrega de ovos de páscoa e brinquedos de Natal para todos os alunos.

Além disso, diversas conquistas pautadas na evolução do processo de ensino e aprendizagem, inauguração do CEI Therezinha e contra turno EMEI Tanquinho. Um novo sistema de ensino, agora apostilado; Entrega dos Kits de material escolar e de uniformes.

Neste ano de 2020, segundo a secretária todos podem esperar pela efetivação do diário online na plataforma online para PC e para celular; Ampliação da atividade do CRAS; Formação para Professores e Funcionários; Inauguração das CEIS localizadas na região do Residencial Jaguariúna I e Jaguariúna II e da CEI da 12 de Setembro; Aquisição de novos equipamentos (veículos e computadores) para modernização e agilidade no atendimento ao público;  Programa de atividade Laboral para os funcionários da alimentação e Aquisição de computadores para as Unidades Escolares.

Foto – Ivair Oliveira/Arquivo PMJ