Projeto de compostagem de resíduos orgânicos torna-se empresa em Jaguariúna

Paula Partyka – paulapartyka@gazetaregional.com.br

Há um ano foi inaugurada uma unidade piloto de compostagem de resíduos orgânicos em Jaguariúna. Até então, esse era um projeto e tornou-se a empresa Mudavisão em Compostagem Fertilizantes Orgânicos.

O coordenador do projeto e fundador da empresa Mudavisão, Cassio Henrique Chiavegato da Silva, explica que esse é um trabalho que atende o social, ambiental e o econômico. Ele conta que tem, atualmente, quatro pontos onde são coletados os resíduos e que em breve faz a coleta em outros. “E já temos empresas interessadas em estar enviando os resíduos na unidade de compostagem. No setor operacional estamos dando a oportunidade às pessoas (internos) da Associacão Carisma de Educação, Cultura, Recuperação e Integração Social de Jaguariúna, onde temos uma parceria no intuito de fazer a ressocialização dessas pessoas que no momento executam o trabalho voluntariamente e após passarem pelo processo de aprendizagem poderão ser contratados pela empresa Mudavisão em Compostagem. Essa é a nossa visão: mudando hábitos e ressocializando pessoas”.

A empresa tem licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), obtida em agosto deste ano, licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A produção segue os padrões determinados por órgãos federais, estaduais e municipais que regulamentam a atividade. Cassio afirma que já tem a análise técnica registrada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) que confirma que o produto é totalmente orgânico, sendo utilizado somente restos de alimentos (segregados) e poda de árvores e atende as exigências do ministério da agricultura (MAPA) para a sua comercialização.

O escritório GFC – Contabilidade, Administração e Agronegócio, é uma das empresas que apoia a Mudavisão em Compostagem, devido a essa ação que reduz as emissões dos gases efeito estufas. Com isso, ela atinge cinco dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tornando uma empresa que pratica e incentiva a sustentabilidade.

A empresa Mudavisão em Compostagem foi certificada pelo programa nacional e internacional Benchmarketing Brasil 2019, que está entre as empresas com melhores práticas de gestão ambiental. Também certificada como signatária pela Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecida no combate às mudanças climáticas. “Mudando hábitos e criando soluções. Um compromisso com você, com o meio ambiente e com as gerações futuras”, finaliza Cassio.

Contato:

 (19) 99715-5004