Sebrae SP inicia Programa Líder no Circuito das Águas

O projeto visa a maximização do desenvolvimento regional sustentável

Paula Partyka – paulapartyka@gazetaregional.com.br

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou o Projeto de Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) no Circuito das Águas Paulistas. O encontro foi realizado em Serra Negra, no dia 24 de outubro, com a participação de representantes dos nove municípios pertencentes ao circuito.

A metodologia do LIDER tem o objetivo de promover a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. Forma o projeto um grupo de 45 líderes, sendo cinco por cidade, escolhidos a dedo, tendo o pensamento coletivo como estratégia de crescimento.

“Então estudamos as características da região para movimentar as pessoas. Desse modo, desejamos criar um circuito que envolve as nove cidades. Hoje eu almoço aqui, amanhã compro porcelana em Pedreira, depois compro malha em Serra Negra, por exemplo”, explica o integrante do grupo de Jaguariúna, João Rodrigues.

As ideias e estratégias visam o melhor para todos os municípios, de modo que se fortaleçam como amigos e não concorrentes. O desenvolvimento é quisto em todos os âmbitos, em eixos industriais, comerciais, turismo e outros.

Inicialmente, os grupos trocam ideias de iniciativas para implementação. Depois, na reunião, juntamente com os 45 líderes, são analisadas o modo de operação, como se pode integrar e obter objetivos na região. As propostas tem como premissa a sustentabilidade, compreendendo a relação entre o social e o econômico.

Ao todo são nove encontros, mais fóruns para disseminação do que se foi tratado nas reuniões. Existe também a parte de interação com os munícipes e preparação do terreno. “É um trabalho de formiguinha, formiguinhas líderes que convencem o poder público para implementar as ideias”.

Então, o programa baseia-se na capacidade de desenvolvimento contínuo. Após um ano do programa, o projeto é levado para as cidades ou líderes responsáveis por fazer acontecer.

Os participantes do LIDER de Jaguariúna, são o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdir Oliveira; Presidente da Associação Comercial, João Rodrigues; da área de turismo, Laura Umbelina Santi; Coordenador da Escola de Negócios da Unifaj, Rogério Narciso Gomes e o gerente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Vanderley Alves da Silva. A cada mês eles se reúnem em um encontro onde as datas já estão definidas mas os municípios ainda não. Jaguariúna certamente é palco de uma reunião em 2020.