Jaguariúna celebra Proclamação da República com desfile de fanfarra

Policiais Militares também participam da celebração

Em comemoração à Proclamação da República, celebrada no dia 15 de novembro, a Fanfarra da Educação de Jaguariúna desfila neste sábado, 09, na rua em frente à praça Basaglia, no bairro 12 de setembro, a partir das 9h. A ação convida o público a dar uma volta ao passado com muita música e malabares.

A fanfarra é formada formada por alunos da Escola Municipal Irineu Espedito Ferrari, sendo 32 instrumentistas e 10 líderes de torcida dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental. Além deles, oito balizas dos 1º e 3º anos do Ensino Fundamental participam da apresentação.

O evento é gratuito, aberto ao público e também conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana que fecha a rua durante a celebração. São vendidos de pastéis e refrigerantes e todo o dinheiro arrecadado é revertido em prol da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola.

Essa é a terceira vez que a fanfarra se apresenta pelas ruas de Jaguariúna. A diretora da escola, Elaine Cristina Seuani Simões, comemora o resgate dessa cultura. “Muitos alunos não sabiam nem o que era. Mostramos vídeos e explicamos a eles. Com o desfile, esperamos trazer boas lembranças principalmente aos idosos que ficam bastante emocionados quando se lembram do passado”.

Para a apresentação os estudantes ensaiam desde o início do ano. Eles tiveram a orientação do professor de música da Escola das Artes de Jaguariúna, Rockinho de Freitas, e da professora de artes, Rosana Marcia da Silva.

Foto: Samuel Oliveira