Jaguariúna se mantém na liderança do ranking de Saúde da RMC

Jaguariúna é líder em saúde pública pela segunda vez consecutiva. O ranking é composto pelas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A Saúde conseguiu Alto Grau de Satisfação e registrou 675 pontos. O levantamento foi realizado pela INDSAT durante o 3º trimestre de 2019.

Desde 2017 o município se destaca no quesito saúde nas pesquisas da INDSAT. De lá para cá, a cidade sempre conquistou Alto Grau de Satisfação.

Os índices oscilaram entre 694 e 699 pontos em 2017. Em 2018, o melhor resultado foi apresentado no início do ano: 698 pontos. Apesar de nunca ter atingido 700 pontos, a Saúde não chegou a registrar índices considerados medianos pela metodologia INDSAT.

Enquanto o Grau Médio de Satisfação é atribuído aos serviços que conquistam de 500 a 649 pontos, o Alto Grau de Satisfação se refere aos setores que recebem entre 650 e 799 pontos. O índice de satisfação é resultado de um cálculo realizado pela INDSAT que leva em conta os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 400 pessoas participam da entrevista. 

Embora o resultado seja considerado satisfatório, a Saúde perde para outros serviços avaliados em Jaguarúna. Isso porque outros 10 serviços públicos conseguiram resultado superior a 675 pontos. A INDSAT analisa 16 áreas no município, como Educação, Qualidade de Vida, Transporte Público e Segurança, por exemplo. Os resultados são divulgados trimestralmente.