Jaguariúna tem “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”

O Dia D acontece neste sábado, 19, em oito UBS’s

De 07 a 25 de outubro são vacinadas todas as crianças ainda não vacinadas com idade de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Neste sábado, 19, são oito Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que atuam no “Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo”, que acontece em duas etapas.

As UBS’s funcionam das 8h às 17h, aplicando a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Sendo elas: UBS Nova Jaguariúna; Fontanela; 12 de Setembro; Miguel Martine; Cruzeiro do Sul; Roseira de Baixo (Interclínicas); Roseira de Cima e Guedes.

Conforme a secretária da Secretaria de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, de janeiro até quinta-feira, 17, a cidade registrou 29 casos notificados de sarampo e 10 casos confirmados. “O sarampo, principalmente, avança em diversas regiões do país e só no estado de São Paulo foram registrados 31.107 casos suspeitos, sendo que 5.139 foram confirmados. Então, estamos agindo para que novas contaminações não aconteçam”, explica.

Segundo ela, a campanha nacional tem avaliação da situação e vacinação conforme o calendário vacinal vigente. Assim, há grupos-alvos a serem vacinados, primeiro as crianças e depois os adultos.

Adultos

O segundo período acontece de 18 a 30 de novembro, para a vacinação de adultos não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Para eles, o “Dia D” é em 30 de novembro.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna destaca que para esta campanha é muito importante a mobilização dos pais e responsáveis pelas crianças. Eles devem comparecer à UBS mais próxima com suas crianças e carteira de vacinação para avaliação e registro.