Programa Interação e Saber leva aulas lúdicas aos estudantes de Jaguariúna

Os mais de 700 alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Jaguariúna, participam nesta semana e na próxima do programa Interação e Saber, inédito no município. Todos os dias os estudantes tem três aulas diferenciadas, mais lúdicas do que as tradicionais.

Segundo a secretaria municipal de educação, Cristina Catão, os conteúdos de matemática e português são trabalhados pelos professores de todas as disciplinas nos 9º anos, das dez escolas municipais da cidade. Entre as atividades estão gincanas, jogos e palestras.

O foco é nas habilidades do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que é realizado de 21 a 30 de outubro. A avaliação é feita a cada dois anos e o resultado é usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que também considera o fluxo escolar.

A secretária Cristina diz ainda que toda a programação foi montada visando melhorar o desempenho dos alunos na avaliação. “É a primeira vez que esse programa é realizado em Jaguariúna. Esperamos que com ele a aprendizagem fique mais leve, divertida e que tire a tensão dos estudantes. Assim a expectativa é que eles façam a Prova Brasil com bastante tranquilidade”.

Além dos alunos do 9º ano, estudantes do 5º ano também realizam o Saeb. Em 2017 Jaguariúna teve a nota mais alta da Região Metropolitana de Campinas (RMC), alcançando 7,1.