Cursos da UniFAJ estão entre os melhores do País

Os cursos do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFaj) que foram submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018 obtiveram as notas mais elevadas. O destaque foi o curso de graduação de Marketing que recebeu a nota máxima (5), o que o coloca entre os melhores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Da instituição, também se destaca ao curso de Medicina Veterinária, que de acordo com o Catho Educação, é reconhecida como uma das melhores graduações do Brasil. O ranking foi desenvolvido com base nas avaliações que os alunos e ex-alunos enviaram para a Catho Educação, isso significa que o ranking não contabiliza 100% das IES cadastradas no MEC, mas sim as que recebem avaliações.

Os cursos da UniFaj também obtiveram alta performance no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, no qual o Centro Universitário aparece em 4° lugar entre os Centros Universitários do Brasil, 2° lugar no estado de São Paulo e 2° melhor Centro Universitário da RMC.

Em 2018, alunos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e diversos cursos tecnólogos tiveram que realizar o exame aplicado dia 25 de novembro. Com isso, além de marketing, mais seis cursos da UniFaj, foram avaliados: administração (nota 4), ciências contábeis (nota 4), psicologia (nota 4), gastronomia (nota 4) e logística (nota 4).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enade avalia o rendimento dos concluintes de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A cada ano o Ministério avalia um determinado grupo de cursos com notas que seguem escala de 1 a 5.

O resultado positivo, segundo o diretor acadêmico de unidade da UniFaj, professor Flávio Fernandes Pacetta, é fruto de um trabalho em equipe, envolvendo o setor administrativo, alunos, diretores e especialmente professores que se dedicam no dia-a-dia do aluno e a coordenação que se empenha diariamente na aplicação do projeto pedagógico do curso. “Quero parabenizar a todos os docentes e discentes por mais essa conquista. Quando trabalhamos com dedicação e foco, sempre temos um bom retorno. Este resultado traduz todo o nosso empenho em busca da formação profissional de excelência”, declara.

A coordenadora do curso de marketing, professora Ana Cláudia Almeida, reforça que a nota do Enade é a consequência do trabalho que desenvolvem com maestria e que vem se solidificando ano a ano, resultado do empenho contínuo de todo corpo docente, discente e de colaboradores, com apoio da direção.  “Atuamos com excelência no ensino superior, com qualidade de ensino. Contamos com docentes extremamente comprometidos e antenados com as últimas tendências do mercado de trabalho e que trazem a prática para dentro da sala de aula”, afirma.