Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda, 07

Começa na segunda-feira, 07, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A imunização ocorre em duas etapas. Em Holambra, a distribuição das doses é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Policlínica Municipal e no PSF Santa Margarida e em dois sábados, dias 19 de outubro e 30 de novembro, somente na Policlínica Municipal, das 8h às 17h.

Fazem parte do público-alvo da primeira fase crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A distribuição de doses para essa população segue até o dia 25 de outubro. Na segunda etapa, que começa em 18 de novembro e vai até o dia 30 do mesmo mês, devem ser imunizados os adultos entre 20 e 29 anos.

“É importantíssimo que todo o público-alvo compareça à uma unidade de saúde com Cartão Cidadão e Caderneta de Vacinação”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglesias. “O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e que pode levar a morte”.

De acordo com a enfermeira Wilma Barbosa Gomes, da Vigilância Epidemiológica da cidade, mulheres grávidas e imunodeprimidos – que são pessoas que estão com o sistema imunológico comprometido por conta de algum tratamento médico – não devem ser vacinados. “É sempre importante procurar um médico em caso de dúvidas”, esclarece.

A transmissão do sarampo ocorre de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar ou falar. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso. A única maneira de evitar a doença é por meio da vacina.