Quase 50 cães são castrados de graça em um único dia

Na coleira ou, no colo, dezenas de cãezinhos foram levados pelos seus donos para serem castrados no Posto de Atendimento Médico Veterinário (PAMV), no Parque Américo Tonietti. No local, quatro médicos veterinários atenderam quase 50 animais nesta terça-feira, 24.

O serviço oferecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde tem como objetivo o controle da natalidade e prolongar a vida dos animais. Depois do procedimento cirúrgico, os donos também receberam um kit pós-cirúrgico com medicamento.

A Fabiana da Silva foi uma das pessoas que agendou a castração e levou quatro cachorros. “Eu moro em uma chácara e já tenho muitos animais. Por isso resolvi castrar esses. Não tenho condição de ter mais”.

“Para castrar a recomendação é que os animais machos tenham mais de quatro meses e fêmeas mais de cinco meses. Antes do procedimento é feita uma avaliação clínica para ver se está tudo bem, se o animal suporta a cirurgia”, explica o médico veterinário da Prefeitura, Dr. José Eduardo Chaib de Moraes. Ele lembra que a castração é feita todo mês e quem quiser ter acesso à castração gratuita deve fazer o agendamento pelo Atende Fácil (F:156). Vale lembrar que é preciso apresentar o Cartão Cidadão.