Idoso de 72 anos faz sucesso com artistas no Rodeio de Jaguariúna e vira meme pela animação

Antônio Martins, conhecido como Barrosinho, amanheceu na festa todos os dias e ficou ‘famoso’ após aparecer nas redes sociais das atrações do evento

Passear pelo Rodeio de Jaguariúna não foi uma tarefa fácil para o comerciante Antônio Martins, de 72 anos. Ele ficou famoso depois de esbanjar animação na arena e se tornar o meme da 31ª edição do evento. O idoso dançou e pulou muito em todos os shows dos dois finais de semana de festa e viralizou depois do astro do funk Dennis Dj compartilhar vídeos de Barrosinho, como é conhecido.

No último final de semana da festa, Barrosinho também marcou presença. Ele conhecia todas as letras das músicas do sertanejo Gusttavo Lima, que parou o show para conversar com o idoso e agradecer pela presença. Já no sábado, 21, data do encerramento do evento, o comerciante subiu ao palco para dançar com Kevinho.

Animado com toda a popularidade repentina, Barrosinho conta que a fama conquistada dentro do recinto já chegou até a cidade onde ele mora, em Pedreira. O comerciante diz que ficou ainda mais conhecido depois do rodeio. O perfil dele no Instagram, por exemplo, já tem 8,9 mil seguidores.

“A minha cidade é pequena e o pessoal comenta. Onde eu passo, eles falam que eu sou o mito, ‘meme’ do rodeio e brincam muito comigo. Para mim é uma satisfação receber esse carinho do pessoal. No rodeio mesmo, todo mundo quer tirar foto comigo. Isso é muito gratificante. Para mim, a riqueza são os meus amigos e as pessoas que gostam de mim”, diz.

Barrosinho frequenta o evento há muitos anos e seus ritmos musicais preferidos são sertanejo, funk e “balada”. Dono de uma papelaria, ele diz que a energia que gasta dançando na festa gera mais disposição para o trabalho.

“Vou ao rodeio desde quando era lá no centro da cidade. Gosto muito de dançar com o povo, então eu vou ficando até tarde. Eu abro o meu negócio de sábado, então quando vou no rodeio na sexta-feira e chego em casa de manhã, só tomo um banho e vou trabalhar. Vale muito a pena”, afirma.

‘Ativar o modo Barrosinho’

A disposição para amanhecer o dia na arena foi tanta que Barrosinho virou até adjetivo. Ao lado da esposa, ele distribuiu selos para arena de Jaguariúna com os dizeres: “ativar o modo Barrosinho”. E dava conselhos para quem queria seguir o mesmo caminho. “Tudo exige um sacrifício na vida e eu malho muito. Eu falo para as pessoas que ativar o modo Barrosinho é ativar o modo divertido, o modo alegre”, conta.

Cleide Martins, esposa do idoso, acompanhou Barrosinho durante os dias do evento para ficar de olho no marido famoso. “É gratificante, porque ele transmite a alegria para todo mundo e, com isso, também fica muito feliz. Estou conseguindo acompanhar o ritmo, mas ele está dando muito trabalho para mim”, brinca.

Por Karoline Porto, G1 Campinas e Região