Rodeio de Jaguariúna recebe estilo de montaria em touros disputado pela 1ª vez no Brasil

Competição é comandada pela PBR e premiará em R$ 10 mil o último peão a permanecer por mais tempo montado nos animais. Festa retoma programação nesta sexta.

O Jaguariúna Rodeo Festival é palco da estreia do Last Cowboy Standing, um estilo de montaria em touros que é disputado pela primeira vez no Brasil. A competição é comandada pela Professional Bull Riders (PBR) e premia em R$ 10 mil o último peão a permanecer por mais tempo montado nos animais.

A disputa é dividida em duas etapas, que ocorrem nesta sexta-feira, 20, e sábado, 21, e soma pontos para o campeonato nacional, que conta com mais duas etapas até a final, em Brasília (DF). O vencedor também leva a pontuação para o campeonato mundial, realizado nos Estados Unidos, em novembro.

Na primeira etapa, os confrontos são no formato “mata-mata”, valendo pontos para a classificação da segunda etapa, que acontece em quatro rounds, onde passam apenas os competidores com a melhor pontuação em cada fase. O atleta com a melhor nota ou com o maior tempo, caso nenhum peão permaneça os 8 segundos em cima do animal, será o campeão.

De acordo com Adriano Moraes, diretor de competições da PBR Brasil e tricampeão mundial de montaria em touro (1994, 2001 e 2006), o formato da competição é considerado um dos mais desafiadores. “Essa competição exige mais preparo físico e concentração do competidor, porque ele tem que montar em vários touros em uma mesma noite. Jaguariúna é uma das principais festas do peão no Brasil e desta vez queríamos trazer algo diferente, uma premiação diferente”, conta.

Por Karoline Porto, G1 Campinas e Região