Campanha Setembro Amarelo traz informações para prevenir o suicídio

O assunto é uma questão de janeiro a janeiro mas em setembro recebe maior atenção

Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna preparou uma programação ampla para falar sobre o assunto. Durante a campanha Setembro Amarelo devem ser apresentadas e discutidas as formas de identificar o comportamento suicida e como ajudar.

A secretária d pasta, Maria do Carmo Pelisão, alerta que população precisa se conscientizar. “O feito durante todo esse mês tem o objetivo de multiplicar o conceito de que o suicídio pode ser evitado”, afirma.

Todas as atividades são gratuitas e realizadas em vários pontos da cidade. A primeira aconteceu na terça-feira, 10, exatamente no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A próxima atividade é na segunda-feira, 16, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro. A roda de conversa com a psicóloga Tatiana, às 10h30.

Na terça-feira, 17, às 10h na UBS Florianópolis, a psicóloga Cássia fala sobre Suicídio: Identificando e Prevenindo. Quinta-feira, 19, a Oficina Caps recebe a psicóloga Elizangela para conversa com os profissionais sobre comportamento suicida estratégias de prevenção e avaliação.

Na segunda-feira, 23, é vez do bairro Roseira de Baixo receber a Roda de conversa pela vida com o psicólogo Jackson, no Parque Américo Tonietti. Mais tarde, a UBS Nova Jaguariúna receber a psicóloga Andréia que realiza a palestra: Conversa pela Vida, às 14h.

E no último dia das ações desta campanha, quarta-feira, 25, o dia começa com Roda de Conversa pela Vida com a psicóloga Andréia, na UBS Miguel Martini, às 8h30. Depois, a psicóloga Cássia fala sobre: Suicídio, como ajudar e prevenir. Também haverá conversa com os pacientes, na UBS Roseira de Cima.