Jaguariúna realiza Campanha de Doação de Sangue neste sábado, 07

O sangue coletado é destinado ao banco de sangue do Hospital de Clínicas da Unicamp

Neste sábado, 07, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde promove mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue, no Hospital Municipal Walter Ferrari, das 8h30 às 12h. Os interessados devem comparecer ao local com o documento de identidade.

Para ser doador é fácil, basta estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, ter se alimentado quatro horas antes e estar bem descansado. Vale lembrar que é indispensável a apresentação de um documento original com foto.

O processo se concretiza somente após cadastro e triagem médica. São 50 minutos para realizar uma doação. São 450ml do seu sangue que podem salvar até quatro vidas.

No caso de estar tomando antibiótico, antiflamatório e medicação crônica a doação deve ser adiada. Em casos de resfriado, o doador deve aguardar até os sintomas desaparecerem, em média sete dias. Grávidas não podem ser doadoras, somente após 1 ano, quando o bebe não depende mais só do leite materno.

Não pode ser doador em hipótese alguma, pessoas portadoras de doenças crônicas, diabetes tipo 1, leucemia, quimioterapia e algumas doenças cardíacas. Também são vetadas as pessoas com evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue.

O sangue coletado é destinado ao Banco de Sangue do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que é referência no atendimento aos municípios de sua área de cobertura. Ele fornece sangue para transfusões, ou cirurgias, sempre que necessário e independentemente da origem do paciente, uma vez que o atendimento é pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto – Ivair Oliveira