Equipes da Prefeitura revitalizam praça e realizam obras de manutenção em vários pontos da cidade

Revitalização da Praça Mogi Mirim é um dos destaques das ações, com previsão de entrega até o final de agosto

Por Viviane Westin

As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços da Prefeitura de Jaguariúna realizaram ações em vários pontos da cidade durante a semana, cuidando da manutenção de logradouros e ruas que necessitam de reparos. Um dos destaques é a continuidade do trabalho de revitalização da Praça Mogi Mirim, espaço público dos mais conhecidos da cidade, que fica na divisa do Jardim Dom Bosco com a região central.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços, Lucas Gabriel Lopes, no local foram instalados cerca de 20 bancos novos, pois havia apenas seis em bom estado de conservação. Além disso, o quiosque existente no local, onde funcionava uma lanchonete, foi desativado e está recebendo um piso novo. Conforme o planejamento da Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), esse ponto será um espaço para apresentações culturais.
A praça também vem recebendo ajustes no piso de bloquetes e melhorias nas arquibancadas e no alambrado da quadra de esportes. A mudança no visual da Praça Mogi Mirim, além das melhorias estruturais e dos equipamentos, envolve também a poda das árvores cujos galhos cobriam a iluminação artificial. A previsão de entrega da praça revitalizada é até o final de agosto.

Valorização
A professora Cristiani Aparecida Roberto Pereira, 49, moradora do bairro João Aldo Nassif, fez uma parada na Praça Mogi Mirim no início da tarde da última segunda-feira (15) e sentada em um dos bancos, e sob a sombra das árvores, contou que a tranquilidade do local lhe possibilita “colocar os pensamentos em dia”. Ela está em período de férias no trabalho e sem pressa, aproveitando-se da passagem pelos arredores, fez uma pequena pausa. “Lembro-me quando aqui tinha o quiosque onde funcionava um barzinho”, recordou.
Na opinião de Cristiani, as praças são locais especiais e devem ser preservadas, inclusive por serem espaços que podem valorizar o meio ambiente. “Tem que se preservar o que tem de natureza, isso não se compra”, comentou. Apontando para as árvores, complementou: “Tem história nessas raízes”.
A professora se lembrou que na infância dos filhos os levava nas praças da cidade e destacou a importância desses espaços. “A praça é um lugar relaxante e o espaço tem que ser aconchegante. As pessoas buscam conforto nesses locais… Tem que ser preservado, tanto por quem usa quanto por quem é responsável pela manutenção. É primordial esse cuidado e coloco isso em primeiro plano”, disse Cristini.

Mureta, bueiros e asfalto
Outro ponto da cidade em que as equipes da Secretaria de Obras agiram foi a parte baixa da mureta de contenção da Avenida Marginal que dá acesso ao bairro Roseira de Baixo. Conforme o diretor interino da Secretaria, Sílvio Rogério Bento, a intervenção foi necessária devido a danos estruturais após a colisão de um veículo naquele local.
Além disso, outra equipe de Obras vem percorrendo vários pontos da cidade e executando a limpeza de bueiros. “Esse serviço é feito conforme a necessidade. Temos o mapeamento dos escoadouros e seguimos um cronograma, dando atenção aos pontos mais críticos”, explica Sílvio. Paralelo a essas ações, a Secretaria seguiu com o trabalho de recuperação do asfalto nas seguintes ruas e avenidas:  imediações do Cemitério Municipal, Rua Regente Feijó e avenidas Antônio Pinto Catão, Sílvio Rinaldi e Amazonas. (Com informações da Prefeitura Municipal de Jaguariúna).

Fotos: Viviane Westin