Associação Comercial de Jaguariúna promove “Encontro Master Mind – Lideranças e Virtudes”

Evento vai receber o conferencista Jamil Albuquerque; na ocasião também será feito o lançamento da nova identidade visual da ACI

Nesta segunda-feira (1º) acontece o Encontro Master Mind no Teatro Municipal de Jaguariúna, das 19h às 21h, com o convidado Jamil Albuquerque (foto). Ele fará uma apresentação sobre o tema “Lideranças e Virtudes”. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Jaguariúna e os ingressos devem ser adquiridos pelo link encurtador.com.br/jQT38.
Destacando-se entre aqueles que representam uma “nova geração de pensadores”, o conferencista Jamil Albuquerque é economista, teólogo, pós-graduado em Marketing, escritor, orientador político e empresarial, com participações em eventos nacionais e internacionais. Ele preside o grupo que recebe o mesmo nome do evento (MasterMind, que significa Mente Mestra – tradução livre), uma escola de negócios para líderes, no Brasil e em oito países da Língua Portuguesa.
Na ocasião também será feito o lançamento da nova identidade visual e do aplicativo móvel (App) da ACI-Jaguariúna. O presidente da mesma, João Rodrigues dos Santos, detalha que o App vai englobar diversas facilidades e informações de interesse direto dos associados, mas também sobre a cidade de Jaguariúna e as entidades e organizações de assistência social locais.
Segundo João Rodrigues, um percentual do valor arrecadado com a venda dos ingressos para o Encontro Master Mind será destinado a projetos sociais e o App também dará visibilidade a essas ações, contribuindo para mais adesões às iniciativas. “Além do enorme conhecimento e do networking que o participante do encontro irá adquirir, ajudará aos projetos sociais de Jaguariúna”, destaca.
A prestação de contas sobre os investimentos poderão ser acompanhadas no próximo mês. João Rodrigues explica que está em processo de criação uma nova área no site da ACI que será destinada ao Portal da Transparência, prevista para lançamento e acesso a partir da segunda quinzena de julho. “Lá estará detalhado onde foi aplicado o dinheiro”, finaliza.

Conferencista detalha sobre a liderança pessoal e nas organizações

Em entrevista ao Jornal Gazeta Regional, o conferencista Jamil Albuquerque detalhou sobre o tema que vai abordar em sua palestra durante o Encontro Master Mind – Lideranças e Virtudes. Segundo ele, o objetivo é mostrar que é possível construir liderança com virtudes; “uma liderança empreendedora socialmente responsável, motivando uma geração de líderes que empreendem com consciência comunitária, e que percebem a necessidade de sustentação de longo prazo nos negócios.”
Para quem imagina que o tema em questão é de interesse restrito a quem ocupa um cargo de liderança reconhecido na organização na qual está inserido, Jamil reforça que o tema vai além. “Pode ser que muitos participantes deste evento não tenham um papel direto de liderança em suas organizações. Mas ‘liderança’ é um assunto amplo, e engloba também a tarefa de ‘liderar a si mesmo’ na nobre busca pelos objetivos de vida. Os elementos da liderança eficaz para liderar equipes podem ser aplicados também na vida pessoal daquele que é líder apenas de si mesmo, e este certamente colherá imensos benefícios nisto.”
Segundo o conferencista, é preciso considerar o ponto de vista de como se observa e analisa líderes e liderança e ele cita diferentes perfis de líderes: estratégico, tático, operacional, público, empresarial e o social. “Não importa onde a pessoa esteja inserida, de algum modo acaba exercendo algum tipo de liderança, nem que seja apenas dentro de sua própria casa. Todos têm dentro de si a semente e os ingredientes da liderança.”
Ao frisar que a liderança sugere autorresponsabilidade, Jamil explica: “O tamanho – e a abrangência – desta liderança vai aumentado a partir do momento que a pessoa compreende melhor a si mesma, percebendo seus pontos fortes e pontos fracos. A partir disso ela busca desenvolver virtudes para sustentar este crescimento; passa a ter objetivos mais específicos de crescimento pessoal e a dar passos mais firmes no sentido de materializar seus objetivos.” 
Mesmo para quem está em início de carreira, o conferencista garante que o encontro trará ao público a “oportunidade de compreender certos aspectos que contribuirão com a sua evolução, com insights que o impulsionarão a crescer”. Além disso, “perceberá que existem ferramentas que contribuirão bastante com seu próprio crescimento e desenvolvimento de sua liderança”.
E Jamil Albuquerque garante: “Para muitas pessoas em busca do aperfeiçoamento pessoal, este evento funcionará como um primeiro passo”. Porém, não se esgota nisso, exige outros passos que serão conhecidos no dia do encontro e que possibilitará transformar, segundo ele, “os conhecimentos do MasterMind em habilidades que são eficazes no cotidiano da liderança”. Porém, observa que a resposta é individual, já que cada um é movido por seus próprios objetivos.

Napoleon Hill
Os treinamentos MasterMind de alta performance são inspirados nas obras de Napoleon Hill, como “A Lei do Triunfo”, um dos livros situados entre as referências mundiais em liderança; e “Quem Pensa Enriquece”, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos. Numa referência a essa personalidade inspiradora, Jamil Albuquerque explica os fundamentos que alicerçam os ideais do grupo.
“A frase ‘Tudo o que a mente pode conceber e acreditar, ela pode realizar’ nasce da máxima que Napoleon Hill sempre falava, dizendo que ‘se você pode ver o fruto antes da semente brotar, então você descobriu o segredo’; e há milênios foi falado através da fé, que é ‘chamar à existência aquilo que ainda não existe e o firme fundamento das coisas que se esperam’. Alguns estudiosos sintetizam isto dizendo que ‘o olho do observador tem efeito sobre a coisa observada’.”
Para o conferencista, “é fato que nada é construído neste mundo sem antes ter existido na mente, no pensamento de alguém”. E ele complementa: “Todos os confortos de que dispomos foi criado a partir do momento em alguém sentiu a necessidade de algo, e partir desta semente nascida em seu pensamento, foi dado o passo inicial para suprir aquela necessidade. Tudo nasceu dessa semente inicial no pensamento de alguém: da construção de um balde para carregar água até o componente mais complexo em uma usina nuclear; o ser humano jamais irá onde antes não tenha ido a sua imaginação, o seu pensamento. Seja uma coisa pequena e simples ou imensa e complexa, ela foi, antes de tudo, esta ‘semente’ mencionada por Napoleon Hill em sua célebre frase.”  

O papel das Associações Comerciais no fortalecimento do empreendedor social

O conferencista Jamil Albuquerque também comentou na entrevista ao Jornal Gazeta Regional sobre a importância do papel exercido pelas Associações Comerciais e Industriais a nível nacional, por entender que trazem contribuição relevante para o local onde estão inseridas.
“A ACI é uma instituição bastante sólida em todos os muitos lugares por onde passei. Em especial este capítulo da ACI – Jaguariúna, que sempre deu grandes contribuições à cidade, e agora, sob o malhete do João, vem dando uma contribuição empresarial com um viés social, que é essa forma ‘do bem’ que ele tem de exercer em sua liderança empresarial”, considera. 
Jamil garante que o despertar para o engajamento social também está inserido numa compreensão mais ampla. “Num primeiro momento, a pessoa vem ao evento buscando ferramentas que aumentem sua capacidade empresarial – e a palestra atende bem nisto –, mas num segundo momento a pessoa também vai compreender a importância de participar de algo maior por sua comunidade.”
“O participante chegará com uma expectativa e ela será saciada, pois temos conteúdos excelentes para passar a ele; e sairá do evento sensibilizado para o exercício de uma liderança maior, mais elevada, certo de que é possível ser um líder empreendedor socialmente responsável”, finaliza Jamil Albuquerque.

Reportagem: Viviane Westin /Foto: Divulgação