Programação da Semana do Meio Ambiente de Jaguariúna segue com atividades até o dia 8 de junho

A “Semana do Meio Ambiente” de Jaguariúna teve início no último domingo (2), com uma caminhada ecológica. A ação aconteceu durante a manhã e reuniu pessoas de diferentes idades. O percurso que começou na Estação de Guedes e terminou na Fazenda da Barra reuniu belas paisagens naturais. Na chegada, os participantes fizeram o plantio de 50 mudas de árvores nativas, doadas pela Ambev, para ajudar na recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) naquela região.
Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaguariúna, a Semana do Meio Ambiente vai até o próximo sábado, 8 de junho. As ações são abertas ao público: amanhã (5), 9h, ocorre uma visitação monitorada na nascente municipal modelo – Parque José Theodoro de Lima. Na quinta-feira (6), 9h, será a visitação às instalações Modelo de Sustentabilidade (Educação Ambiental) pelo Centro Dia do Idoso e EM Prof Irineu Espedito Ferrari.
Ainda, na sexta-feira (7), 8h30, acontece uma palestra sobre o Programa Bacias Jaguariúna, no campus II da Unifaj. Já no sábado (8), das 8h às 12h, o evento de encerramento conta com um mutirão de doação de mudas para arborização urbana, na Praça Umbelina Bueno.
Outras atividades que contemplaram a programação ocorreram no dia 3, quando teve início o cadastramento do Programa de Hortas Urbanas e da campanha de coleta seletiva porta-a-porta dos loteamentos Recanto Camanducaia e Reserva da Barra. No início da tarde desta terça-feira (4) foi realizada a Gincana da Coleta Seletiva na Escola Municipal Ângelo Bizzo.
A Semana do Meio Ambiente de 2019 em Jaguariúna é organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tem como titular a vice-prefeita Rita Bergamasco. Segundo detalhado, a programação contempla atividades que valorizam a preservação do meio ambiente, já que inclui ações diretas e concretas de proteção às coleções hídricas e mananciais de água, à vegetação nativa dos córregos, rios e lagoas, o incentivo ao plantio em calçadas da zona urbana da cidade, além de coleta seletiva de produtos recicláveis – papel, papelão, plástico e vidro – serão temas de abordagens conforme o público participante em cada atividade.
A secretária Rita Bergamasco destacou a importância das ações para o processo de conscientização de todos – crianças, jovens, adultos e idosos: “Não podemos esquecer de reforçar, sempre, que a vegetação existente deve ser preservada e ampliada, que a água é insubstituível para termos vida e que não poluir é uma regra básica, e por isso deve ser seguida com seriedade. Qualidade de vida é isso, morar numa bela cidade, como é a nossa Jaguariúna, mas contribuindo para que a natureza seja protegida e preservada.”
Ainda segundo a secretária do Meio Ambiente, todas as atividades estão inseridas em dois programas básicos: os eixos do Programa Jaguariúna Verde e as diretrizes do Programa Município Verde Azul. Neste último, por exemplo, nos últimos anos a Prefeitura de Jaguariúna vem sendo contemplada com o Selo Município Verde Azul, concedido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente às cidades que mantém boas práticas de preservação da natureza e do meio ambiente como um todo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna / Foto: Ivair Oliveira