Vacinação contra a gripe Influenza é estendida para toda a população

A partir de hoje (3), toda a população pode participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, enquanto durarem os estoques da vacina nas unidades de saúde. Desta forma, fica ampliada a abrangência da ação que por quase dois meses teve como alvo os grupos prioritários. A determinação é do Ministério da Saúde (MS) e os interessados devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para o procedimento.
Em Jaguariúna, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna comunicou que o período para a vacinação da população será até o próximo dia 14 de junho. Quem mora no município e quiser se vacinar contra a gripe Influenza deve procurar a UBS (Unidade Básica de saúde) mais próxima de sua casa.
A secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, reforça que a ampliação da campanha não significa que as pessoas dos grupos prioritários que ainda não tomaram a dose podem deixar de se vacinar.
Fazem parte do grupo prioritário: pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da Saúde, professores das redes pública e particular, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e também funcionários do sistema prisional.
A vacina é formada por vírus inativados, fragmentada e purificados. De acordo com os médicos, ela não contém vírus vivos e não causa a doença.

Foto: Ivair Oliveira