29 de maio – Dia do Desafio motiva a população para a prática de atividade física

Proposta é interromper as atividades rotineiras para a prática de qualquer tipo de atividade físico-esportiva por, pelo menos, 15 minutos – Veja o que está sendo programado em Pedreira, Holambra e Jaguariúna

A maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas acontece nesta quarta-feira, 29 de maio, o Dia do Desafio. Trata-se de uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação, tem a intenção de mostrar às comunidades a importância da inclusão da prática de atividades físicas na vida diária de cada cidadão.

O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade físico-esportiva por, pelo menos, 15 minutos, entre meia-noite e 20 horas. Pela dinâmica do evento, duas cidades estabelecem uma amigável competição na qual tentam envolver o maior número percentual de participação, em relação ao total de habitantes.

O município de Pedreira irá enfrentar nesta edição a cidade de Medianeira, que possui 45 mil habitantes e está localizada no Estado do Paraná. Em Pedreira estão programadas ações de ginástica, basquete, futebol, futsal, voleibol, dança de rua, corrida, caminhada, provas de Atletismo, muay thai, kung fu, Judô, Jiu jitsu, karatê, dança, ginástica laboral, além da participação de academias de dança. O registro da participação deve ser realizado pelo telefone: (19) 3893-6665 (Secretaria de Esportes) ou pelo e-mail: esporte@pedreira.sp.gov.br.

O município de Holambra vai participar na categoria autodesafio, em que o município estabelece uma meta de mobilização de pessoas e busca atingir este número sem competir com outra cidade. “Esperamos que mais de seis mil pessoas participem este ano da ação. Queremos que os moradores fiquem motivados e façam atividades físicas regularmente”, explicou o diretor municipal de Esportes Lucas Simioni.

De acordo com Lucas, além das modalidades esportivas já oferecidas gratuitamente em diversos pontos da cidade pela Prefeitura, equipes do departamento de Esportes vão, neste dia, visitar empresas e órgãos públicos para realizar atividades físicas com funcionários destes locais. Duas aulas de ginástica – uma de manhã e outra no período da tarde – serão promovidas no Estádio Municipal Zeno Capato para os alunos da rede pública municipal de ensino.

O diretor explicou ainda que qualquer pessoa, em casa ou no trabalho, pode participar da ação. Basta praticar pelo menos 15 minutos de exercícios físicos, registrar o momento e encaminhar um e-mail para diretoria.esportes@holambra.sp.gov.br, informando o local e a atividade. O contato, que deve ser feito até às 16h, pode ser realizado também por meio do telefone do departamento municipal de Esportes: (19) 3802-4711.

Em Jaguariúna, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Jaguariúna (Sejel) vai coordenar as atividades que marcarão a participação do município, a cidade adversária é Irati (PR). São previstas atividades abertas ao público nos diversos parques, com programação nos períodos da manhã, tarde e noite, sob a orientação do Protiv+ e Viva Melhor. Serão oferecidas aulas de alongamento, Lian Gong, ginástica localizada, alongamento, treino funcional, Pilates, gincana com os idosos, jogos nas diversas modalidades esportivas e até “Aulão” no paço da prefeitura com os funcionários.
Para o registro das atividades em Jaguariúna os participantes devem encaminhar uma ficha para o e-mail eventos.esportes@jaguariuna.sp.gov.br, até às 20 horas, informando o nome da instituição ou do grupo, o local e as atividades desenvolvidas, o número de participantes e telefone para contato.

Reportagem: Viviane Westin