Secretarias de Saúde e Hemocentro realizam campanhas de coleta de sangue na região

Jaguariúna, Holambra e Pedreira vão receber as campanhas nos dias 2, 3 e 4 de maio

As Secretarias Municipais de Saúde de Pedreira, Jaguariúna e Holambra, em parceria com o Hemocentro da Universidade de Campinas (Unicamp), realizam a “Campanha de Coleta de Sangue” nos dias 2, 3 e 4 de maio.

Em Pedreira o evento ocorre na quinta-feira (2), nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Sant’Ana, localizado na Rua Siqueira Campos, centro da cidade, com a distribuição de senhas a partir das 7h; das 8h30 às 12 horas serão feitas as fichas e as coletas.
O atendimento será realizado por ordem de chegada, mediante a retirada de senha. A secretária municipal de Saúde Ana Lúcia Nieri Goulart ressalta que as pessoas que tomarem Vacina Contra a Gripe devem esperar pelo menos dois dias para doar sangue.

Holambra
Em Holambra, a Campanha acontece na sexta-feira (3), também em parceria com o Hemocentro de Campinas. A ação solidária acontece das 8h às 12h, nas dependências do Salão da Terceira Idade.
De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, no ano passado, 200 coletas foram realizadas nas quatro etapas da campanha. “Todo o sangue coletado ao longo da campanha será distribuído gratuitamente a hospitais públicos e filantrópicos da região, é um gesto rápido e muito nobre capaz de ajudar pelo menos três pacientes,” destaca.

Jaguariúna
Em Jaguariúna, a Campanha ocorre no sábado (4), no Hospital Municipal Walter Ferrari, a partir das 8h30, até às 12h. O atendimento será feito por ordem de chegada, mediante a retirada de senha.

Doador
Para se tornar um doador de sangue é necessário apresentar um documento de identificação original com foto, ter entre 18 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. Serão aceitos candidatos à doação de sangue a partir dos 16 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação. O doador deve pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas. Não é necessário estar em jejum. Serão realizados os seguintes exames de triagem no sangue doado: Aids, sífilis, hepatite, chagas, formas raras de hemoglobina, grupos sanguíneos e fator RH.
Homens que já fizeram uma doação nos últimos 60 dias não poderão doar novamente. As mulheres deverão aguardar 90 dias entre uma doação e outra. Vale lembrar ainda que quem tomou recentemente a vacina contra a Febre Amarela também deve ficar alerta, o tempo de espera para poder doar é de quatro semanas.