Comemoração – Unifaj completa 20 anos com extensa programação cultural

Instituição de ensino realiza várias atividades comemorativas nos dias 2 e 3 de maio, em diferentes horários e locais

No dia 4 de maio, o Centro Universitário de Jaguariúna (Unifaj) completa 20 anos de atuação e investimentos em educação. A instituição atende atualmente mais de oito mil alunos em 25 cursos de graduação, além de pós-graduação e ensino a distância (EAD).
Com uma extensa programação cultural, através do Programa Sociocultural TOM, acontecem várias atividades comemorativas nos dias 2 e 3 de maio, em diferentes horários e locais. O público terá acesso a exposições, feira cultural, feira de artesãos e microprodutores, sarau, entre outras atrações.
“A UniFAJ, em comemoração aos seus 20 anos, convida a todos para prestigiarem apresentações culturais de parceiros, alunos, docentes e colaboradores. Nesse contexto, a instituição de ensino abre suas portas para artesãos e microprodutores locais”, comentam Natália Marangão e Fernanda Buga, responsáveis pelo Programa Sociocultural TOM.

Dias 2 e 3
A Feira Cultural será sediada no Espaço Cultural do Campus I, das 13h às 22h30, e no Espaço de Convivência do Campus 2, das 8h às 22h30. Serão ofertados produtos como: legumes e verduras orgânicos, pimentas e condimentos, artesanato em feltro, amigurumi (peças de crochê), pinturas em tela, patchwork, sabonetes, entre outros.
A programação tem continuidade com sarau. No Espaço Cultural do Campus I, ocorre às 18h30 e 20h30; no Espaço de Convivência do Campus 2, acontece às 10h, 18h30 e 20h30. Já no Espaço de Convivência da Interclínicas, o horário é 18h30.
A Exposição Cultural reúne trabalhos de colaboradores e alunos. A mostra pode ser vista no Espaço Cultural do Campus 1 e nos corredores das salas de aula no Campus 2. “Convidamos alunos, professores e colaboradores para exporem seus trabalhos de fotografia, desenho e poesias pelos campi à comunidade acadêmica”, explica a gestora do TOM. Haverá ainda apresentações de tango, dança do ventre e contemporânea, teatro e voz e violão.

Sobre Unifaj
A Unifaj iniciou suas atividades no Campus I, localizado na região central de Jaguariúna, no ano 2000. Apenas quatro anos depois, devido à grande procura das graduações ofertadas pela então Faculdade de Jaguariúna (FAJ), entra em operação o campus II em uma área de mais de 140 mil m², oferecendo outros novos cursos de ensino superior e proporcionando um maior investimento em tecnologia para os cursos já existentes.
Ao completar 20 anos da sua história, a Unifaj conta com mais de 8 mil alunos em seus 25 cursos de graduação nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias, distribuídos em cinco campi: clínica integrada da área da saúde; Hospital-Escola Veterinário; Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias (CPA); Campus I e Campus II, que recebem os demais cursos da instituição, além da Faculdade de Agronegócios de Holambra (Faagroh), que é parceira da Unifaj e única faculdade do Brasil com instalações abertas e aulas 100% práticas.
Em 2005, a instituição inaugurou o maior Hospital-Escola Veterinário da América Latina, que hoje realiza mais de 40 mil atendimentos ao ano e é referência no atendimento de animais de pequeno e grande porte, 24 horas por dia. Já em 2006 iniciou a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu em várias áreas do conhecimento.
Em 2017, ao completar 18 anos de existência, a instituição conquistou sua elevação para Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). Em 2018, deu-se início à UniJÁ, modalidade a distância, que oferece 27 graduações 100% online e 17 semipresenciais.
Segundo os dirigentes da instituição, “em menos de duas décadas de funcionamento, a UniFAJ conquistou notas máximas em todos os seus cursos, seja no MEC ou Enade, mantendo a cada dia sua visibilidade, respeito e, principalmente, garantindo aos seus alunos a plena formação e sua altíssima empregabilidade, sempre com foco na prática, na internacionalização e na responsabilidade sociocultural, ambiental e civil”.