Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza tem início para público prioritário

Personagens Zé e Maria Gotinha reforçam importância da vacina em Jaguariúna orientando a população

O Ministério da Saúde lançou no dia 10 a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza para gestantes e crianças menores de 6 anos. Até o próximo dia 18 serão priorizadas as crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza, depois segue com calendário de atendimento a outros grupos. A imunização é apontada como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe grave e suas implicações.
Durante a primeira etapa da campanha, que também é voltada para as puérperas (com até 45 dias após o parto), haverá uma campanha para atualização das carteiras vacinais dos pacientes. Na etapa seguinte, entre 22 de abril e 31 de maio, serão vacinados os demais grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.
No dia 4 de maio, ocorrerá o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8h às 17h. No estado de São Paulo, as ações serão desenvolvidas em mais de 11,4 mil postos de vacinação, entre postos fixos e volantes, com a mobilização de mais de 39 mil profissionais.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan e, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Jaguariúna – Zé e Maria Gotinha
Uma velha conhecida das crianças em Jaguariúna, a dupla Zé e Maria Gotinha, astros que todo ano entram em cena durante a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), iniciou nesta semana uma visita especial aos pequenos que estudam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da rede pública de ensino de Jaguariúna.
Os personagens foram convocados como reforço e vestiram a camisa da campanha, indo às escolas, inclusive para convocar os pais das crianças, e mostrar a importância de vacinar os pequenos contra a gripe influenza. O calendário de visitas segue até o próximo dia 16.
Na segunda-feira (15), estão agendadas as seguintes visitas: das 7h às 8h30: EMEI Criança Feliz e CEI Cecília; das 16h às 17h: CEI Maria do Carmo. No dia 16, segue a seguinte programação: das 7h às 8h: CEI Jardim Sônia; das 8h30 às 9h: EMEI Eraldo; das 9h30 às 10h: EMEI Oscar de Almeida; das 16h às 17h: CEI Dona Iká e EMEI Tic-Tac.
A iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna une as secretarias municipais de Saúde e da Educação. “A última ação desse tipo teve grande importância no resultado final da vacinação e resolvemos repetir a dose”, justifica a secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
Sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão envolvidas nesta campanha. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. A vacina está disponível entre 7h30 e 15h30 nas seguintes Unidades de Saúde: Nova Jaguariúna, Fontanela, 12 de Setembro, Florianópolis, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Miguel Martini.
A secretária municipal reforça que “a vacina é segura e previne a gripe que é uma doença infecciosa respiratória aguda, com elevada transmissibilidade, que tem como complicação a pneumonia, responsável por altas taxas de internação e óbito e grandes epidemias”.

Holambra
Em Holambra a imunização será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, na Policlínica Municipal e no PSF Santa Margarida. Serão contemplados ainda a população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.
“A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários e a escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde”, reforçou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglesias.

Pedreira
Em Pedreira, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha em todos os Postos de Saúde da Família e Central Municipal de Saúde. Porém, no “Dia D” (4 de maio) serão disponibilizadas vacinas nos seguintes locais: áreas rurais (das 8h às 15h) Zoren, Entre Montes, Granja, Haras Azul e Branco, Condomínio Jardim Náutico Represa, Hotel do Rocco, Fazenda Ventania, Quitandinha e Ingatuba. Chico Romano (8h às 10h); Kobayashi (11h às 13h); São Nilo (14h às 16h); Fazendas (8h às 11h); Residencial Vida Nova – Santa Clara (14h às 15h30).